Dissertação

Arquitectura SOA para extensão das soluções SmartCITIES de bilhética, gestão operacional para integração com CRM para transportes públicos EVALUATED

A grande evolução que tem havido nos sistemas de bilhética dos transportes públicos, graças ao aparecimento dos bilhetes electrónicos, tem proporcionado o aparecimento de novas oportunidades nesta área. Como todas as transacções dos clientes podem ser guardadas, pode-se usá-las de modo a conhecer os padrões de uso dos mesmos e usar esta informação para criar campanhas de marketing direccionado. Estas actividades podem ser suportadas por um sistema de CRM. Os operadores de transportes públicos apresentam uma grande heterogeneidade no modo como se organizam. Isto associado à falta de normas nesta área, torna difícil a criação de sistemas de CRM totalmente genéricos. Nesta tese define-se um conjunto de serviços necessários a um sistema de CRM para vários tipos de organizações de transportes públicos e é feita a sua validação através de um protótipo baseado num sistema de bilhética real.
Bilhética, transportes públicos, Sistema de CRM, marketing direccionado

novembro 18, 2009, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Teresa Maria Sá Ferreira Vazão Vasques

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado

ORIENTADOR

Pedro Manuel Moreira Vaz Antunes de Sousa

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado