Dissertação
Arquitectura SOA para extensão das soluções SmartCITIES de bilhética, gestão operacional para integração com CRM para transportes públicos EVALUATED
A grande evolução que tem havido nos sistemas de bilhética dos transportes públicos, graças ao aparecimento dos bilhetes electrónicos, tem proporcionado o aparecimento de novas oportunidades nesta área. Como todas as transacções dos clientes podem ser guardadas, pode-se usá-las de modo a conhecer os padrões de uso dos mesmos e usar esta informação para criar campanhas de marketing direccionado. Estas actividades podem ser suportadas por um sistema de CRM. Os operadores de transportes públicos apresentam uma grande heterogeneidade no modo como se organizam. Isto associado à falta de normas nesta área, torna difícil a criação de sistemas de CRM totalmente genéricos. Nesta tese define-se um conjunto de serviços necessários a um sistema de CRM para vários tipos de organizações de transportes públicos e é feita a sua validação através de um protótipo baseado num sistema de bilhética real.
novembro 18, 2009, 14:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
CO-ORIENTADOR
Teresa Maria Sá Ferreira Vazão Vasques
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Associado
ORIENTADOR
Pedro Manuel Moreira Vaz Antunes de Sousa
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Associado