Dissertação
Software-based Networking in Railway Systems EVALUATED
Os sistemas de comunicação para redes rodoviárias e ferroviárias são infraestruturas críticas que de- vem suportar comunicações rápidas, confiáveis e apresentar atrasos muito baixos. As tecnologias ainda usadas nessas infraestruturas—tais como GSM-Railway (GSM-R), evoluindo para LTE-Railway (LTE-R) no caso das ferrovias—estão-se tornando mais complexas, porém mais flexíveis, e evoluindo para ar- quiteturas “definidas por software”. Espera-se que as tecnologias apresentadas e exploradas neste trabalho mudem o futuro desses tipos de sistemas críticos. O objetivo principal deste trabalho é o estudo dos benefícios chave na utilização do modelo Software Defined Networking (SDN) para o controle das infraestruras de comunicação ferroviárias/rodoviárias de próxima geração. As propriedades de segurança, proteção e exatidão dos controladores SDN em configurações de alta disponibilidade para essas redes, serão analisadas, com foco nas ferrovias e conformidade com as especificações European Rail Traffic Management System (ERTMS)/European Train Control System (ETCS), e no contexto de um projeto real em implementação na rede Ferroviária Portuguesa pela Thales Portugal. A partir da análise dos requisitos do projeto e do equipamento de rede selecionado, foi possível avaliar e propor métodos adequados para derivar automaticamente es- tratégias de reconfiguração de rede, nomeadamente em caso de eventos de falha—para, por exemplo, procedimentos que permitam prevenir a perda de pacotes que afetem a sinalização de tráfego ferroviário vital—afim de reduzir a complexidade e a intervenção de campo nessas infraestruturas.
janeiro 26, 2021, 17:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Auxiliar