Dissertação
Modeling of Waste Tire Pyrolysis and Hydrotreatment for Jet Fuel Applications EVALUATED
Nesta tese investigou-se a modelação da pirólise de pneus usados, do hidrotratamento de óleo de pirólise, e analisou-se o potencial do óleo resultante para jet fuel, utilizando o simulador Aspen Plus® V11 Pneus usados são um problema atualmente com cerca de 1 bilião de pneus a serem descartados anualmente. A sua pirólise produz óleo com conteúdo útil para a produção de jet fuel. Desta forma, o potencial da utilização de óleo de pirólise para substituir jet fuel foi estudada. Utilizou-se o modelo cinético de Ismail et al. 2017 para modelar a pirólise. Não se conseguiu reproduzir os dados da literatura através da implementação do modelo cinético. Como tal estimaram-se novos parâmetros com o gPROMS ModelBuilder V7.07®. O modelo com os novos parâmetros permitiu um melhoramento de 3% em relação ao modelo da literatura. Efetuou-se uma análise de sensibilidade às condições do reator de pirólise, tendo-se concluído que as especificações do jet fuel não podiam ser cumpridas. Realizou-se hidrotratamento para melhorar o óleo de pirólise. O modelo cinético de Olmo 2015 foi utilizado para modelar o processo. Ao misturar óleo de pirólise com hidrogénio na proporção mencionada na literatura, ocorreu vaporização total, ao contrário do que acontece na realidade. Para modelar o processo de hidrotratamento, foram estudadas múltiplas alternativas. A adição de um termo personalizado ao modelo cinético correspondeu à melhor situação. Através de análise de sensibilidade à temperatura e quantidade de catalisador, concluiu-se que o óleo hidrotratado se encontrava perto das especificações exigidas para utilização como jet fuel.
dezembro 5, 2022, 17:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Maria Cristina De Carvalho Silva Fernandes
Departamento de Engenharia Química (DEQ)
Professor Auxiliar
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Química (DEQ)
Professor Auxiliar Convidado