Disciplina Curricular

Validação, Controlo de Qualidade e Acreditação VCQA

Mestrado Bolonha em Engenharia Química - MEQ 2021

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Métodos Instrumentais de Análise (Eng. Qui e E,g, Biol) ou Amotragem e Métodos de Análise Ambiente (Eng. Amb.)

Objectivos

No final desta UC os alunos deverão ser capazes de: - Reconhecer a importância da qualidade de um resultado analítico e que dele depende a decisão sobre determinado processo. - Conhecer os passos necessários e metodologias para a validação de um método analítico. - Reconhecer a acreditação como garantia de qualidade de um método e de um laboratório. - Conhecer os passos necessários para a acreditação. - Saber aplicar os conceitos anteriores a casos práticos.

Programa

- Importância da Qualidade de um método e de um resultado - Sistema Português de Qualidade - Validação de metodologias analíticas. Validação indireta: especificidade/selectividade; quantificação (curvas de calibração, etc); precisão (repetibilidade, reprodutibilidade, precisão intermédia, comparação da precisão entre métodos); exactidão/veracidade e robustez. Validação direta: materiais de referência certificados (MRCs); ensaios interlaboratoriais (EILs) e testes comparativos. Quantificação da incerteza em ensaios químicos. - Controlo de qualidade de um processo analítico (qualidade na amostragem, no processamento e na análise de amostras). - Importância da acreditação e a NP EN ISO/IEC 17025 - Acreditação vs. certificação - Metodologias e passos da acreditação (processo de acreditação, acreditação de laboratórios de ensaio, acreditação de laboratórios de calibração, acreditação segundo normas ISO, processos de auditoria, outra legislação e normas aplicaveis) - Exemplos práticos

Metodologia de avaliação

A avaliação da UC será tanto quanto possivel continua. Esta avaliação será sobretudo virada para o desenvolvimento teórico e experimental de um protocolo de validação relativo a uma metodologia escolhida pelos alunos. Este protocolo será construido com base nas recomendações da IPAC e da Relacre e envolverá trabalho de laboratório, tratamento estatistico de resultados e e elaboração de um documento final que será também apresentado e discutido oralmente.

Componente de Competências Transversais

Esta UC permitirá desenvolver competências transversais. O número relativamente reduzido de aulas teóricas (onde os conceitos serão transmitidos) face ao de aulas experimentais, e o desenvolvimento experimental de um protocolo de validação contribuirá para trabalhar competências como a criatividade e a análise de problemas analíticos concretos e sua resolução. Outras competências serão igualmente trabalhadas nomeadamente o trabalho em equipa, criação de novas abordagens e estratégias perante um problema analítico e ainda o potencializar a discussão oral e a capacidades de comunicação. O contacto direto com laboratórios acreditados permitirá aos alunos o contacto com situações reais do dia-a-dia e com a aplicação direta dos conteúdos desta UC. O potencializar de uma aprendizagem ativa permitirá ainda desenvolver outras competências. Estima-se que esta componente contribua com cerca de 10% para a avaliação global.

Componente Laboratorial

O trabalho laboratorial será divido em duas componentes. 1ª. Os estudantes desenvolverão e implementarão um protocolo de validação para um método analitico que eles próprios escolhem pondo em prática protocolos com vista a sua validação (ex: determinação da precisão, exatidão, utilização de materiais de referência certificados, etc) para um determinado analito. 2ª. Serão realizadas diversas visitas de estudo a laboratórios acreditados (ex: LAIST, Policia Judiciária, APA) onde os estudantes tomarão contacto com diferentes metodologias de validação e com os passos necessários à acreditação dos métodos em uso no laboratório em causa.

Componente de Programação e Computação

Em toda a UC os estudantes tomarão contacto e utilizarão frequentemente software de estatistica (ex: Statistica ®, R, etc) nomeadamente para tratamento de dados experimentais. Para além deste software especifico, outro relacionado com processamento de texto ou de produção de apresentações será frequentemente utilizado.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º Semestre