Disciplina Curricular

Economia Circular para Plásticos ECPla

Mestrado Bolonha em Engenharia Química - MEQ 2021

Contextos

Grupo: MEQ 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Sensibilizar os alunos para a problemática das matérias-primas, ambiente e energia. Os alunos devem adquirir competências que lhes permitam: abordar de uma forma integrada, os aspetos ambientais, sociais, económicos e legais, da gestão de resíduos; identificar as características dos resíduos; conhecer os princípios físicos/químicos, e variáveis de processo e tecnologias das operações unitárias de um processo de reciclagem; e justificar a escolha das diferentes opções de tratamento dos resíduos A UC visa ainda desenvolver nos alunos métodos de trabalho em equipa, divisão de tarefas, pesquisa e organização de informação, contato com stakeholders, cumprimento de objetivos e prazos e, comunicação eficaz, através do desenvolvimento de um caso de estudo.

Programa

1. Fontes de resíduos plásticos e sua gestão. 1.1 Introdução. Impacto dos plásticos no meio ambiente. Diretivas e regulamentos da UE. Resíduos de plástico: definições de termos relacionados. 1.2 Gestão integrada de resíduos plásticos e hierarquia de resíduos. O ciclo de vida dos polímeros. 2. Vias e tecnologias de reciclagem. 2.1 Reciclagem mecânica (circuito fechado e circuito aberto): - Etapas, tecnologias de separação e principais desafios, - Exemplos típicos (PET; SPW de REEE, VFV e embalagens pós-consumo). 2.2 Reciclagem química (monómero e feedstock)a - Despolimerização de policondensados (ex: PET; PA, PU) e solvólise, - Feedstock recycling. Processos termoquímicos e catalíticos: pirólise, craqueamento catalítico e tecnologias de hidrogénio, gaseificação. - Vantagens, principais desafios, exemplos de processos catalíticos industriais, coprocessamento com biomassa. 2.3 Recuperação de energia por incineração 3. Análise de ciclo de vida: estudo de caso

Metodologia de avaliação

Final Exam (50%) + Trabalho em grupo (max. 3 alunos) (50%). Trabalho de grupo: (max 25 pág.)(40%). Apresentação oral, durante 15 min seguida de breve período de comentários ou questões, com a presença obrigatória de todos os alunos e com júri composto por docentes da cadeira (10%) ou Exame final (teórico)- 2horas (50%) + Trabalho em grupo (max. 3 alunos) (50%)

Componente de Competências Transversais

As tarefas autónomas deverão desenvolver as seguintes competências: trabalho em equipa, autodisciplina (prazo limitado para entrega e sessões de dúvidas limitadas), capacidade para localizar e aceder a informação (os dados para resolução de exemplos serão em parte obtidos pelos alunos de fontes de acesso geral. As aulas teórico-práticas serão em parte dedicadas a orientação para resolução das tarefas, exigindo dos alunos autodisciplina para preparação antecipada de questões. Estima-se que a contribuição desta componenete seja de 10% para a avaliação global

Componente Laboratorial

Os estudantes farão um trabalho laboratorial ilustrativo de metodologias de reciclagem abordadas na parte teórica, (ex: reciclagem de REEEs).

Componente de Programação e Computação

As tarefas autónomas incluem exemplos de resolução com recurso a folhas de cálculo (p.ex., Excel).

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução