Disciplina Curricular
Segurança e Higiene Industrial SHI
Mestrado Bolonha em Engenharia Química - MEQ 2021
Contextos
Grupo: MEQ 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de reatividade química,cinética,termodinâmica e física.
Objectivos
Dotar o aluno de conhecimentos que o capacitem a usar as ferramentas adequadas para: identificar os perigos existentes num processo industrial (químico, biológico ou outro); analisar os riscos derivados de cada tipo de perigo; avaliar os riscos para planear ações de prevenção ou mitigação. Dotar o aluno de conhecimentos que o capacitem a usar as ferramentas adequadas para: identificar perigos e riscos ocupacionais; desenhar medidas intrinsecamente seguras e boas práticas. O objetivo global desta UC é assim implemmentar a segurança industrial e a saúde no trabalho para diminuir o número de acidentes e o absentismos e em consequência promoverá o aumento da produtividade e o bem-estar dos trabalhadores.(max. 1000)
Programa
Introdução à segurança industrial e à segurança ocupacional.Conceitos de perigo e risco. Conceitos de prevenção e mitigação. Identificação dos tipos de perigos existentes em unidades industriais. Perigos comuns (electricidade, iluminação, calor, humidade, etc.) e perigos específicos dependentes do tipo de processo, isto é perigos químicos, físicos ou biológicos.Avaliação dos riscos industriais recorrendo a métodos de análise qualitativos ou semi-quantitativos (HAZOP, FMEA, PRHI, entre outros), visando a prevenção de acidentes industriais e/ou ocupacionais. Análise de acidentes industriais graves baseada na visualização de videos. Antecipação de cenários de acidente e medidas de prevenção e mitigação. Planeamento da Emergência.Directivas e legislação Europeia sobre segurança (Diretivas Seveso, REACH, GHS-CLP, etc). Gestão dos resíduos industriais perigosos como parte integrante da segurança industrial e sustentabilidade ambiental.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua, parametrizada por participação na aula e questionários semanais (30%); Seminário sobre um tema no âmbito da segurança industrial/ocupacional, previamente validade pelo docente (30%). Teste escolha múltipla (40%).
Componente de Competências Transversais
Todas as valencias do pensamento critico e estruturado e literacia da informação e dos media. Estima-se que esta componenete contribua com cerca de 10% para a avaliação global.
Componente Laboratorial
Não aplicável
Componente de Programação e Computação
Não aplicável
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.