Disciplina Curricular

Projeto de Engenharia Química II PEQui-II

Mestrado Bolonha em Engenharia Química - MEQ 2021

Contextos

Grupo: MEQ 2021 > 2º Ciclo > Área Principal

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Evidenciar as etapas de um Projecto de Engenharia e capacitar os alunos para: Desenvolver a capacidade de resolução de problemas com recurso à aprendizagem por projeto Estimular a capacidade de tomada de decisão e de inovação para resolução de problemas de engenharia quimica. Encontrar e selecionar criticamente informação relevante Selecionar os pressupostos necessários para ultrapassar a indisponibilidade de dados Utilizar ferramentas de simulação adequadas e aplicá-las ao dimensionamento de equipamentos relevantes Implementar soluções otimizadas para a gestão de energia e utilidades, gestão de efluentes e controle de emissões. Conhecer os principais indicadores de avaliação económica de um projeto de uma fábrica e discutir a sua viabilidade com base em indicadores relevantes Discutir de forma crítica as soluções técnicas implementadas Integrar conhecimentos e conteúdos desenvolvidos noutras UCs

Programa

Descrever as condições operacionais da tecnologia de fabrico de um produto quimico Implementar soluções de integração energética, dimensionar equipamento e optimizar operações unitárias. Identificar e quantificar utilidades e serviços Definir a instrumentação e controlo necessários para a operação e segurança do processo Elaborar diagramas de P&I. Estimar o investimento em capital fixo e circulante, calcular o custo de produção e determinar a rentabilidade do investimento (VAL e TIR) Realizar uma análise de sensibilidade e identificar parâmetros com impacto crítico na viabilidade do processo Discutir a sustentabilidade do projeto. A UC irá incluir conteúdos desenvolvidos em módulos lecionados noutras UCs. O desenvolvimento do projeto envolve aulas teóricas e aulas práticas que abordam temas específicos . Envolve ainda aulas tutoriais que visam estimular a autonomia dos alunos. Os alunos serão expostos a "casos da vida real" expostos por convidados na UC TIQ.

Metodologia de avaliação

A avaliação centra-se no desenvolvimento de um projeto de engenharia processual e deverá ser realizado por um grupo de 4 alunos. Cada projeto será executado com base em dados de partida diferenciados. Consideram-se as seguintes componentes: Avaliações intercalares em marcos pré-defindos do projeto e uma avaliação final. A avaliação intercalar baseia-se em "peer review". Será também entregue um relatório final. A classificação final de cada aluno resultará da ponderação de quatro componentes: 1) avaliação contínua (30%), considerando a capacidade para formular problemas, implementar soluções e saber utilizar conhecimentos. Será também tida em conta a iniciativa e motivação perante o projeto 2) qualidade do relatório (30%) tendo em conta a capacidade de síntese e rigor científico 3) apresentação (10%) tendo em conta a capacidade de exposição, segurança e rigor 4) discussão (30%) tendo em conta o dominio dos conteúdos relevantes e a objetividade das respostas

Componente de Competências Transversais

Nesta UC os alunos desenvolvem trabalho autónomo e têm de evidenciar pensamento crítico e capacidade de inovação para formular problemas, definindo pressupostos e soluções criativas, mas viáveis, dentro dos requisitos técnicos e económicos. Os alunos desenvolvem as suas competências de expressão oral e comunicação quer entre colegas quer com docentes. A UC promove o trabalho de equipa e o planeamento e otimização de tarefas. A UC estimula a motivação, a perseverança na recolha de informação, análise objetiva dos seus conteúdos, a sistematização e aplicação dessa informação. Estes conteúdos estão embebidos no desenvolvimento da UC e estão refletidos nas várias componentes de avaliação, representando no seu total, 10% da avaliação proposta

Componente de Programação e Computação

MS Office; ASPEN/HISYS; MatLab

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre