Dissertação
Secil - Projecto Clean Cement Line EVALUATED
Esta dissertação insere-se no projecto Clean Cement Line (CCL) da SECIL, centrando no sub projecto Combustion Boost e tem como objectivo a simulação do queimador e estudar a influência da adição de hidrogénio no sistema de combustão e a substituição de combustíveis fósseis por alternativos. Inicialmente, realizou-se uma simulação em Aspen Plus, do queimador, utilizando Petcoke e Combustíveis Derivados de Resíduos (CDRs), para efetuar um breve estudo do sistema. Observouse que o sistema reproduz parâmetros-chave de um sistema típico de combustão. Uma fração superior de Petcoke causa um aumento progressivo da temperatura devido a um poder calorífico superior por parte do Petcoke e provoca um aumento da fração de CO no efluente reacional. A análise ao excesso de oxigénio, conclui que o sistema produz um aumento de temperatura, para uma mistura rica, e uma diminuição na temperatura, para uma mistura pobre. O modelo, apresenta algumas limitações, nomeadamente, em relação à produção de NO térmico, pelo que não se verifica um aumento na produção deste composto a temperaturas mais elevadas, e em relação à quantidade de CO produzida que, em situação de eficiência máxima do sistema de combustão, são apresentadas frações significativas. As mesmas conclusões foram obtidas quando simulados os combustíveis do projeto CCL. Relativamente ao objetivo principal deste projecto, o modelo em Aspen Plus não consegue reproduzir o efeito que a adição de hidrogénio provocaria, devido à utilização de um modelo termodinâmico. Dadas as limitações, são propostos próximos passos para trabalho futuro, tanto em Aspen Plus, como em CFD.
julho 29, 2021, 11:30
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
ORIENTADOR
Maria Margarida Pires dos Santos Mateus
Secil
Supervisora de Investigação e Desenvolvimento
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Química IST
Professor Catedrático Aposentado