Dissertação

Characterization and Optimization of the Gas Extraction Process in a New Mud Logging System at Baker Hughes, Germany EVALUATED

A previsão do comportamento dum fluido de perfuração é extremamente importante para controlar e optimizar as condições operatórias de perfuração. A viscosidade duma lama aquosa foi medida num viscosímetro FANN em função da velocidade de corte e temperatura. Os reogramas da lama revelaram que esta se comportou como um fluido yield-pseudoplastic. O modelo de Herschel-Bulkley previu os efeitos da velocidade de corte e temperatura na tensão de corte da lama. Construiu-se um Differential Pressure Drop Circuit (DPDC) para relacionar experimentalmente o caudal volumétrico e a queda de pressão da lama e optimizar os parâmetros do modelo anterior: τ(dyn/[cm]^2)=170-1.53×T(oC)+0.451×e^[957/(T[oC]+273.15)]×ϒ[s^(-1)]^(0.00597×T[oC]+0.251) O DPDC determina continuamente a viscosidade aparente de fluidos Newtonianos ou não-Newtonianos. O gás extraído do Advance Gas Analysis Heater System (AGAHS) é analizado para se determinar os teores de hidrocarbonetos nas formações rochosas. As condições operatórias da ratoeira de gás testadas foram: concentração gás/lama, velocidade de agitação, caudal e tempo de retenção da lama, caudal e pressão da linha de descarga e temperatura. As variáveis que mais influenciaram a eficiência da extração de gás foram a velocidade de agitação (1680 rpm) e o caudal de lama (1 L/min) (ou tempo de retenção, 58 s). Sugeriram-se métodos alternativos para melhorar a extração de gás na ratoeira, nomeadamente: agitação mecânica, vácuo, arejamento, membranas, ultrasons e ciclones. Como os três primeiros não exigem o redesign da ratoeira de gás, foram dimensionados/montados uma hélice, uma turbina de lâmina plana, dois arranjos de chicanas e geradores de vácuo e bolhas de ar.
circuito de queda de pressão, extracção de gás, fluido yield-pseudoplastic, lama de perfuração, modelo de Herschel-Bulkley.

junho 28, 2017, 15:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Maria Diná Ramos Afonso

Departamento de Engenharia Química (DEQ)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Brian Ochoa

Baker Hughes

Surface Logging Systems (SLS) Coordinator