Dissertação

Modelling and simulation of CO2 injection and storage in a saline acquifer EVALUATED

Um método promissor para reduzir o impacto do aquecimento global consiste na captura e sequestro geológico do dióxido de carbono (CO2). Os aquíferos salinos são excelentes candidatos para o sequestro, sendo bem distribuídos mundialmente e oferecendo elevadas capacidades de armazenamento. Neste trabalho, foi desenvolvido no gPROMS ModelBuider, um modelo cartesiano 2D x-y de um Aquífero Salino, uma ferramenta prática no estudo da viabilidade de um aquífero para a injeção de CO2 e seu comportamento dinâmico. O modelo simula a injeção de um número discriminado de correntes de CO2, nas correspondentes coordenadas. O fluxo multifásico é descrito por aplicação da extensão da Lei de Darcy à cada fase, CO2 e água, e curvas de permeabilidade relativa. Para validação, foram consultados resultados de simulações da injeção na formação Johansen, obtidos com o simulador ECLIPSE E100. Por aplicação de dados do modelo geológico e execução de simulações no modelo desenvolvido, resultados de dois casos de permeabilidade relativa estudados, apresentaram desvios de 0,18% e 0.24% em relação aos obtidos com o Eclipse, estabelecendo sua validade. A fim de testar a aplicabilidade do modelo e a sua sensibilidade aos parâmetros geológicos, foram realizadas simulações, com conjuntos de condições de subsolo de possíveis cenários de sequestro existentes no mundo, obtendo-se resultados bastante realistas. Por último, realizou-se um case study das secções de Transmissão e Injeção de uma nova central energética em Kingsnorth (RU), adaptada com Captura e Armazenamento de Carbono (CCS). A simulação foi bem-sucedida e as restrições de design do projeto foram satisfeitas.
aquífero salino, modelação, injeção do CO2, fluxo multifásico, gPROMS, CCS

julho 21, 2016, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Alfredo Ramos Plasencia

PSE

Especialista

ORIENTADOR

Carla Isabel Costa Pinheiro

Departamento de Engenharia Química (DEQ)

Professor Auxiliar