Disciplina Curricular
Tecnologia Ambiental TAmb
Mestrado Integrado em Engenharia Química - MEQ 2006
Contextos
Grupo: MEQ 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Ciências da Especialidade
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular proporciona uma introdução à aplicação de competências básicas de engenharia química e biológica na protecção do ambiente. Pretende-se, no final, que os alunos tenha a capacidade de: 1) compreender a importância da atenção à conservação de recursos naturais na sua actividades profissional; 2) reconhecer os métodos e respectivos resultados, disponíveis para a identificação e quantificação da poluição em ambientes naturais, gasosos, líquidos e sólidos, e para a quantificação de emissões poluentes; 3) avaliar, seleccionar e combinar as principais tecnologias disponíveis para a intercepção de emissões poluentes para a atmosfera e para o meio hídrico receptor, para o tratamento de resíduos sólidos e para a remediação de ambientes contaminados; 4) encontrar fontes de informação para a actualização continuada destes conhecimentos no âmbito da evolução do conhecimento científico
Programa
O ambiente global: recursos, actividade humana, resíduos. Fundamentos da gestão ambiental e prevenção da poluição. Gestão e qualidade da água. Medição e impactos da poluição da água. Origens, características e estratégias de tratamento de águas residuais. Tratamento de águas residuais: tratamentos preliminar e primário. Tratamento secundário. Sistemas de lamas activadas. Remoção avançada de N e P. Processos com biofilmes. Processos anaeróbios. Tratamento terciário. Descarga e reutilização de águas residuais. Tratamento em lagoas. Tratamento em solos e zonas húmidas construídas. Resíduos sólidos: Classificação e gestão. Tratamento de resíduos sólidos: processos físicos, termoquímicos e biológicos. Aterros sanitários. Contaminação e remediação de solos e aquíferos. Qualidade do ar: Emissões, origens, minimização e monitorização. Impactos da poluição atmosférica: Escalas local, regional e global. Intercepção de emissões atmosféricas gasosas e particuladas.
Metodologia de avaliação
O ensino assenta em aulas de exposição das principais linhas do conteúdo programático. Materiais de apoio às aulas (diapositivos, meios audiovisuais) são disponibilizados na página da disciplina (intranet), para uso nas aulas e em estudo autónomo. Estes materiais incluem referências a outros textos e audiovisuais e indicação de fontes sólidas de informação quantitativa. Durante as aulas, são regularmente resolvidos questionários e casos concretos de aplicação dos conhecimentos expostos. Cerca de 25% das horas de aulas são dedicadas à resolução de exemplos de cálculo. Mais questionários, casos e exemplos de cálcuclo são propostos na página da disciplina, para treino autónomo. Para além de encontros para esclarecimento individual de dúvidas, são marcadas horas em sala de aula para discussão geral de dúvidas, próximo dos exames. A avaliação de conhecimentos é feita por exame final escrito individual, constituído por elementos do mesmo tipo dos utilizados em treino durante o semestre.