Disciplina Curricular
Dinâmica de Sistemas e Controle de Processos DSCP
Mestrado Integrado em Engenharia Química - MEQ 2006
Contextos
Grupo: MEQ 2006 > 1º Ciclo > Ciências de Engenharia
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Fornecer aos alunos uma boa preparação de base em Dinâmica de Sistemas, isto é na análise e caracterização de sistemas em regime dinâmico, e em Controlo, incluindo a análise e dimensionamento de cadeias de controlo, nos seus vários componentes, sensores, actuadores e controladores. Pretende-se ainda dar conhecimentos básicos para o desenho de diagramas de instrumentação (P&ID). Em todos os tópicos serão realçados os aspectos que têm a ver com a modelação de sistemas dinâmicos.
Programa
Introdução à dinâmica de Sistemas: Definição de sistema dinâmico. Descrição matemática de sistemas dinâmicos e técnicas de modelação. Caracterização dos principais tipos de sistemas pelas respectivas funções de transferência. Métodos de análise de sistemas dinâmicos. Problemas associados à análise de sistemas não lineares. Controlo e Controladores - análise e dimensionamento: Interesse e importância do controlo, Estratégias de controlo. Constituição de uma cadeia de controlo e importância e papel de cada um dos seus elementos. Análise do controlador de realimentação com acção P, PI e PID. Dimensionamento e afinação de controladores por diversas técnicas. Análise da estabilidade de sistemas; critérios de estabilidade. Perturbações periódicas. Métodos de análise de resposta às frequências para identificação de sistema e análise de estabilidade e robustez. Instrumentação: Breve introdução às tecnologias de instrumentação e principios básicos para elaboração de diagramas de instrumentação. Cadeias típicas de controlo. Principais tipos de variáveis de processo e respectivos sensores. Principais tipos de actuadores. A válvula de controlo.
Metodologia de avaliação
Trabalho (em grupos de 2 alunos) de análise de um sistema dinâmico e dimensionamento de um controlador de re-alimentação para esse sistema , o trabalho será seguido de discussão ou apresentação pública. Em alternativa, avaliação por exame final.