Disciplina Curricular
Química II Q-II
Mestrado Integrado em Engenharia Química - MEQ 2006
Contextos
Grupo: MEQ 2006 > 1º Ciclo > Ciências de Engenharia
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
-----
Objectivos
Introdução de conceitos básicos de Termodinâmica, Cinética Química e Equilíbrio Químico. Aplicações a equilíbrios ácido-base, de complexação, de precipitação e redox.
Programa
Componente de Termodinâmica e Cinética: Noções básicas de Termodinâmica: sistemas, estados e processos; trabalho, energia interna e calor; capacidade calorífica, calorimetria e entalpia; conservação de energia; primeira lei da Termodinâmica; lei zero da termodinâmica; espontaneidade de um processo, entropia; segunda lei da Termodinâmica. Energia livre. Energia livre e temperatura. Terceira lei da Termodinâmica. Termodinâmica e constante de equilíbrio. Dependência da constante de equilíbrio com a temperatura. Resumo dos critérios de espontaneidade. Noções básicas de Cinética Química: velocidade de uma reação; variação da velocidade com a concentração de reagentes; ordem de reação e constante de velocidade; variação da velocidade com a temperatura; equação de Arrhenius; energia de ativação. Ação de catalisadores na velocidade da reação. Componente de Equilíbrio Químico: Introdução ao Equilíbrio Químico: reações em meio aquoso; tipos de equilíbrio. Lei de ação de massas; constantes de equilíbrio. Atividade e concentração, coeficientes de atividade e lei de Debye-Huckel. Equilíbrio Ácido-Base: Água e escala de pH. Constantes de acidez e de basicidade. Ácidos e bases polipróticos. Balanços de massa e balanços de carga. Soluções tampão. Equilíbrio de precipitação: solubilidade; produto de solubilidade; fatores que afetam a solubilidade. Equilíbrio de complexação: ácidos e bases de Lewis; ligação metal:ligando. Constantes de formação parciais e globais. Reações envolvendo o EDTA Equilíbrio de oxidação-redução: convenções; células galvânicas e eletrolíticas. Potenciais padrão de oxidação-redução e sua medida. Elétrodo padrão de hidrogénio e série eletroquímica. Equação de Nernst. Potenciais padrão de oxidação-redução e constantes de equilíbrio.
Metodologia de avaliação
1. Composição da UC A cadeira é constituída por 2 componente absolutamente distintas. Componente I - Cinética e Termodinâmica; Componente II – Equilíbrio químico. 2. Avaliação da UC Os testes, exames e questionários serão cotados para 20 valores. A avaliação da UC inclui: 2.1.Avaliação contínua 2.2.Momentos discretos de avaliação (Via Testes /Via Exames) 3. Avaliação Contínua (AC) Nas aulas teóricas, de ambas as componentes, poderá será apresentado um questionário referente à matéria dada até à data. Será usada a aplicação Socrative. A classificação discreta será acrescida de 10% do valor da AC, salvaguardando-se a classificação final da UC de 20 valores. 4. Avaliação Discreta via Testes 4.1.Considera-se que o aluno optou pela Via Testes se entregar os 2 testes. 4.2.Consiste em 2 testes, 1 para cada Componente da UC (+1 prova de recurso). 4.3.A nota mínima em cada teste é de 6,0/20 valores. 5. Avaliação discreta Via Exame 5.1. consiste em 1 exame (+ 1 exame de recurso). A nota final da UC considera a nota de exame acrescida da AC. 6. Provas de recurso/melhoria: 6.1.As considerações anteriores respeitantes à AC serão consideradas. 6.2.Prova de recurso ou melhoria da Via Testes: um dos testes a realizar na primeira data de exame ou um exame (em qualquer uma das datas). Se o aluno não entregar a prova na primeira data tem acesso ao exame (completo) da segunda data. 6.3.Prova de recurso ou melhoria de nota da Via Exame: é realizado na segunda data de exame (mesmo para os alunos que até aí não se tenham apresentado a provas). 6.4.Na melhoria da nota, conta a melhor das duas notas. Na página da UC encontra-se informação mais detalhada.
Componente de Competências Transversais
-----
Componente Laboratorial
-----
Componente de Programação e Computação
-----
Princípios Éticos
-----