Dissertação

Geostatistical history matching coupled with adaptative stochastic sampling. A zonation-based approach using direct sequential simulation EVALUATED

O presente projeto propõe uma nova técnica de ajuste de histórico, aplicada em condições de incerteza nos parâmetros do reservatório, que é discretizado por uma metodologia de regionalização geologicamente consistente, com base na presença de falhas e linhas de fluxo da produção de fluidos. O trabalho explora o valor do uso de uma metodologia de regionalização geologicamente consistente, associada à produção de poços em regiões que serão ajustadas através de um algoritmo de ajuste de histórico geoestatístico. Este método será utilizado conjuntamente com um algoritmo de amostragem estocástica adaptativa e inferência Bayesiana, por forma a quantificar a incerteza e otimizar as propriedades geológicas e de engenharia do reservatório. Esta nova abordagem faz uso do algoritmo de Simulação Sequencial Direta para a geração de realizações estocásticas e do algoritmo de Otimização por Enxame de Partículas, para a otimização de parâmetros. A abordagem é testada num caso de estudo semissintético baseado num ambiente de deposição fluvial–entrelaçado.
Ajuste de Histórico, Geoestatística, Simulação Sequencial Direta, Quantificação da Incerteza, Otimização por Enxame de Partículas, Amostragem Estocástica Adaptativa.

novembro 23, 2016, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Vasily Demyanov

Heriot-Watt University

Professor Associado

ORIENTADOR

Leonardo Azevedo Guerra Raposo Pereira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar