Disciplina Curricular
Riscos Naturais e Tecnológicos RNTec
Mestrado Bolonha em Engenharia em Recursos Energéticos - MERE 2021
Contextos
Grupo: MERE 2021 > 2º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Sem recomendações
Objectivos
- compreender a diferença entre perigo e risco - identificar os riscos associados à erosão da rocha para as infraestruturas e edificado - identificar os riscos associados às atividades de exploração e produção de recursos minerais e energéticos - reconhecer a importância da aplicação das melhores práticas de segurança da indústria - saber aplicar medidas preventivas e mitigadoras do risco
Programa
Na UC serão abordados os riscos naturias e tecnológicos assiociados ao constexto geológico e às atividades de exploração e produção de recursos minerais sempre nas duas dimensões: identificação dos problemas e aplicação medidas de prevenção e/ou mitigação. A lista dos tópicos a aplicar: - Riscos geológicos: deslizamentos e quedas de blocos, erosão costeira - Riscos associados ao património cultural construido em pedra - Riscos associados à atividade mineira - Riscos associados à atividade de exploração de petróleo e gás
Metodologia de avaliação
70% de avaliação contínua e 30% de avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, nas apresentações e debate; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação); Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media); e ainda de cidadania global (ética e responsabilidade social e cívica na atividade de engenharia). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 15%.
Componente Laboratorial
A componente laboratorial servirá de apoio ao desenvolvimento do projeto; o tema do projeto será adaptado ao plano curricular do aluno, i.e., MEGM, MERE ou outro.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.