Disciplina Curricular
Modelação de Incerteza Espacial MIEsp
Mestrado Bolonha em Engenharia em Recursos Energéticos - MERE 2021
Contextos
Grupo: MERE 2021 > 2º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Programação, optimização e simulação, Geoestatística
Objectivos
Com esta UC o aluno fica com a competência para criar modelos numéricos da incerteza associada à caracterização espacial de fenómenos físicos de recursos naturais e, consequentemente, avaliar o risco ligado à tomada decisão sobre um recurso. Estes modelos poderão ser aplicados a diferentes domínios: recursos minerais na avaliação do risco ligado à sua prospecção, descoberta e à sua caracterização; modelos geológicos e geomecânicos para avaliação do risco de obras de engenharia no sub-solo; recursos ambientais, na avaliação do risco de solos contaminados, aquíferos, contaminação atmosférica; alterações climáticas para a avaliação do risco de fenómenos extremos climáticos, secas, cheias e desertificação.
Programa
Parte 1- Caracterização de leis de distribuição de probabilidades locais: Formalismo da Indicatriz; Formalismo Multigaussiano; Parte 2- Simulação de Monte Carlo; Modelos de simulação estocástica. Simulação sequencial Gaussiana; Simulação sequencial directa e co-simulação para fenómenos não estacionários; Modelos de Simulação com distribuições locais; Simulação com bi-distribuições.
Metodologia de avaliação
100% de avaliação contínua
Componente de Competências Transversais
Desenvolver a capacidade de trabalho em equipa e de comunicação através da apresentação oral dos trabalhos
Componente Laboratorial
Desenvolvimento de um projecto ao longo das semanas lectivas que compreende a caracterização da incerteza e risco de um reservatório, ou de um recurso natural.
Componente de Programação e Computação
Aprendizagem de utilização do software de geoestatística geoMS ou SGems.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.