Disciplina Curricular

Corrosão e Protecção de Materiais CPMat

Mestrado Bolonha em Engenharia em Recursos Energéticos - MERE 2021

Contextos

Grupo: MERE 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Sem pré-requisito

Objectivos

Pretende-se que o aluno saiba identificar um processo de corrosão, distingindo os vários tipos de corrosão e os meios corrosivos mais relevantes, avaliando a extensão e gravidade do processo corrosivo (o que permitirá estimar a vida útil do componente) e desenvolvendo a estratégia adequada para a protecção anticorrosiva.

Programa

1. Importância social e económica da corrosão; electroquímica da corrosão; termodinâmica e cinética da corrosão. 2. Passivação. 3. Tipos de corrosão: corrosão uniforme; corrosão por picadas; corrosão intersticial; corrosão filiforme; corrosão galvânica; corrosão selectiva; corrosão intergranular; corrosão biológica; corrosão influenciada por factores mecânicos (corrosão sob tensão, corrosão sob fadiga, corrosão com vibração, corrosão-erosão, corrosão-cavitação e fragilização pelo hidrogénio); degradação de cerâmicos e polímeros. 4. Meios Agressivos: corrosão atmosférica; corrosão na água, em solos, betão, ... 5. Monitorização da Corrosão: exposição natural; ensaios acelerados; métodos electroquímicos. 6. Protecção anti-corrosiva: selecção de materiais; princípios de projecto; inibidores de corrosão; protecção catódica, protecção anódica e protecção conjugada; revestimentos(preparação de superfícies, revestimentos orgânicos; revestimentos inorgânicos metálicos e não metálicos).

Metodologia de avaliação

A avaliação será efectuada por: - exame final (50%) - 2 mini-testes (20%) - relatório(s) dos trabalhos laboratoriais (30%)

Componente de Competências Transversais

Várias vertentes de Competências Transversais serão exploradas nesta UC. Por um lado, o seu programa debruça-se sobre a degradação de materiais, o que implica ter em conta questões de cidadania global, na sua vertente de responsabilidade social e cívica, principalmente na avaliação e gestão do ciclo de vida dos materiais. Por outro lado, na componente laboratorial os alunos, em grupos, trabalharão em ambiente laboratorial e desenvolverão relatórios escritos. Nesta componente serão desenvolvidas e avaliadas várias competências transversais: competências intrapessoais (produtividade e gestão do tempo, no desenvolvimento do tema e na sua apresentação), interpessoais (comunicação oral, trabalho em equipa e liderança) e de literacia da informação e dos media (procura e gestão da informação, estruturação e formatação de relatórios e apresentações). Assim, o peso das competências transversais corresponde, no mínimo, a 20% dos ECTS da UC, ou seja, 0.6 ECTS.

Componente Laboratorial

As aulas de laboratório envolverão vários trabalhos experimentais de ensaios de corrosão em diferentes materiais, e em várias condições. Se tecnicamente possível, será previlegiado o acesso remoto aos trabalhos laboratoriais.Os alunos realizarão os trabalhos práticos ao longo do período, organizados em grupos, e realizarão um ou mais relatórios escritos. A componente laboratorial contribui com 30% para a avaliação do aluno na UC.

Componente de Programação e Computação

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Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º semestre

2022/2023 - 2º semestre