Disciplina Curricular

Dinâmica dos Solos e Rochas DSR

Mestrado Bolonha em Engenharia de Petróleos - MEP

Contextos

Grupo: MEP > 2º Ciclo > Opcionais 1

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Fornecer conhecimentos teóricos e aplicados visando a preparação profissional adequada às actividades industriais do sector extractivo e da geotecnia. Saber avaliar a propagação das ondas de detonação em colunas de explosivo; saber analisar as fracturas e da fragmentação causadas por detonações; saber avaliar o comportamento dinâmico de maciços rochosos; saber medir as propriedades dinâmicas "in situ" e critérios de segurança estrutural sob o efeito de vibrações; saber conceber, projectar e executar operações de escavação de rochas com uso de explosivos; Controle de vibrações em estruturas.

Programa

Ondas de tensão. Propagação de ondas de tensão. Atrito interno dinâmico. Atenuação. Reflexão de ondas elásticas numa superfície livre. Reflexão e refracção na superfície de separação entre dois meios físicos. Investigações experimentais de propriedades elásticas dinâmicas. Ondas plásticas e ondas de choque. Aplicações ao estudo das ondas de detonação em colunas de explosivo. Aplicação aos desmontes de rochas com explosivos. Mecanismos de fragmentação das rochas por explosivos. Escavação de rochas com explosivos. Comportamento dinâmico de maciços rochosos. Aplicação de substâncias explosivas na escavação de maciços rochosos. Propriedades geotécnicas das rochas e a sua escavabilidade. Critérios de selecção dos explosivos, para aplicações geotécnicas. Dimensionamento (Diagramas de fogo convencionais e especiais). Otimização integrada (ambiental e económica) de desmontes de maciços com explosivos. Controlo de vibrações causadas por detonações em maciços rochosos. Critérios de segurança para estruturas fundadas em maciços submetidos a vibrações.

Metodologia de avaliação

Prevê-se a possibilidade de os alunos escolherem um de dois sistemas de avaliação disponíveis: 1) Sistema de avaliação discreto – por exame exame final (prevalecendo a melhor classificação de 2 épocas disponíveis) ou 2) Sistema de avaliação contínuo - Realização de frequências (2 testes, em que o 2º teste coincide com a primeira data de exame), cuja média aritmética corresponde a 2/3 da classificação final e um trabalho de pesquisa (sobre tema e em formato a definir, realizado em grupos de 2 pessoas), a apresentar/discutir publicamente, cuja média aritmética (documento e apresentação) corresponde a 1/3 da classificação final.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre