Disciplina Curricular

Refinação de Petróleos e Coprocessamento RPC

Mestrado Bolonha em Engenharia de Petróleos - MEP

Contextos

Grupo: MEP > 2º Ciclo > Opcionais 1

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Aprendizagem dos conhecimentos básicos sobre o petróleo e todas as etapas do seu processamento na refinaria até à obtenção dos diversos produtos, assim como sobre as tecnologias utilizadas correntemente nas refinarias. As diferenças que podem existir nas refinarias, consoante o tipo de matérias primas que utilizam e coprocessam em conjunto com o petróleo (derivados da biomassa ou residuos) e os produtos que devem produzir, segundo as especificações em vigor. Compreensão dos objectivos e a preparação das diversas fracções de produtos a utilizar na formulação dos combustíveis de acordo com as regulamentações ambientais em vigor.

Programa

Situação energética mundial. Fontes de energia. Composição, caracterização das fracções petrolíferas. Configurações processuais das Refinarias. Formulação dos combustíveis (gasolina, gasóleo, Jet fuel): especificações; propriedades características. Processos de conversão das fracções petrolíferas: Processos térmicos, catalíticos e hidroconversão; Cracking catalítico; hydrocracking. Processos para síntese dos componentes das gasolinas (reforming catalítico; isomerização; alquilação); Implicações da evolução da legislação para a protecção ambiental sobre a constituição e operação das refinarias: Processos de hidrotratamento e tratamento de gases. Mudanças e desafios futuros colocados às Refinarias. Integração do gás natural e de produtos derivadas da biomassa, nas refinarias (processos GTL e BTL). Co-processamento de bio-óleos e outros resíduos. Configuração das futuras refinarias. Algumas aulas serão dadas por especialistas da indústria convidados para darem palestras.

Metodologia de avaliação

Os grupos de alunos (2/3 alunos) escolhem livremente um tema de seminário. Os seminários serão apresentados nas aulas. A avaliação de conhecimentos envolve um teste e seminários a realizar pelos alunos. O teste, baseado na matéria dada nas aulas teóricas, terá um peso de 50% na nota final. Os restantes 50% serão complementados pela nota do seminário e participação dos alunos nas aulas e visitas de estudo.

Componente de Competências Transversais

Os alunos são convidados a trabalhar em grupo e motivados a participar nas aulas com recolha de informações, discussão de temas e apresentação de seminários. As visitas de estudo a realizar à Refinaria e a presença de especialistas convidados nas aulas transmitem para o aluno as competências que estes deverão ter para trabalhar e enfrentar os desafios deste tipo de indústria.Estima-se que esta componente contribua com cerca de 10% para a avaliação global.

Componente Laboratorial

na

Componente de Programação e Computação

na

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre