Disciplina Curricular

Engenharia de Sondagem ESon

Mestrado Bolonha em Engenharia de Petróleos - MEP

Contextos

Grupo: MEP > 2º Ciclo > Opcionais 1

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os alunos poderão preparar um plano de perfuração para um poço de produção de hidrocarbonetos, levando em consideração critérios de segurança, ambientais e económicos.

Programa

Preparação de um programa detalhado de perfuração (onshore / offshore), incluindo: escolha da sonda e respectivo equipamento, cálculo da coluna de perfuração, escolha das brocas, programa de lama, otimização do programa hidráulico, escolha e cálculo do tubo de revestimento do poço (revestimentos, liners), programas de cimentação, tipos de contratos de sondas, perfuração direcional, controle de poços (chutes, blowouts), análise de custos e HSE.

Metodologia de avaliação

100% de avaliação contínua

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais no pensamento crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens para a resolução de problemas, em apresentações e debates; Habilidades interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipe, auto-disciplina, perseverança, auto-motivação). A avaliação deste componente deve ser de cerca de 15% da avaliação global.

Componente Laboratorial

Elaboração de um projeto para projetar um plano de perfuração.

Componente de Programação e Computação

Treino no uso do software para preparar um plano de perfuração, como: Petrel Drilling ou DrillPlan da Schlumberger Delfi.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre