Disciplina Curricular

Otimização de Produção e Armazenamento Geológico de Carbono OPAGC

Mestrado Bolonha em Engenharia de Petróleos - MEP

Contextos

Grupo: MEP > 2º Ciclo > Opcionais 1

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular fornecerá ao aluno os conteúdos teóricos e práticos necessários à modelação e otimização de produção de modelos geológicos de subsuperfície para armazenamento geológico de CO2. O aluno será capaz de interpretar e discutir os resultados obtidos através de ferramentas de optimização estocástica e simuladores numéricos de fluído e percolação em meio poroso.

Programa

Revisão dos conceitos base sobre simulação de fluidos em meio poroso. Os desafios da modelação de CO2. O modelo estático de reservatório. Inicialização do modelo de reservatório. Calibração do modelo (history matching) manual e assistido. History matching geoestatísticos. Otimização closed-loop de variáveis de engenharia, otimização de fatores de armazenamento, opções de desenvolvimento. Técnicas de monitorização de armazenamento geológico de CO2.

Metodologia de avaliação

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Componente de Competências Transversais

Desenvolver a capacidade de trabalho em equipa e de comunicação através da apresentação oral dos trabalhos (10% da avaliação contínua).

Componente Laboratorial

Desenvolvimento de um projecto ao longo das semanas lectivas que compreende a construção de um modelo geológico de subsuperficie e simulação dinâmica de fluídos.

Componente de Programação e Computação

Utilização de software comercial de otimização estocástica (e.g. Raven) e de simuladores numéricos de fluidos (e.g. Eclipse).

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução