Disciplina Curricular

Geologia Aplicada a Recursos Energéticos GARE

Mestrado Bolonha em Engenharia de Petróleos - MEP

Contextos

Grupo: MEP > 2º Ciclo > Opcionais 1

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Com esta unidade curricular o aluno será capaz de: - enumerar e distinguir os principais processos geológicos à escala regional e local que controlam a formação de recursos minerais energéticos e geotérmicos. - distinguir e discutir os processos ígneos e metamórficos, geoquímicos e de geologia estrutural responsáveis pela formação do tipo de recursos abordados. --conhecer as principais características dos fluidos de energia e calor na Terra. - conhecer as principais ocorrências de reservatórios geotérmicos em Portugal e o seu enquadramento geodinâmico.

Programa

Natureza dos reservatórios de energia das rochas naturais: reservatórios geotérmicos e reservatórios de petróleo e gás. Os processos que controlam a formação de reservatórios geológicos, examinados no âmbito da evolução tectónica, petrogenética e geoquímica da crosta terrestre em escalas geológicas locais, regionais e globais. Caracterização dos vários tipos de reservatórios: Fraturados, Clásticos e Carbonatados. Principais técnicas de exploração. As propriedades das rochas do reservatório: porosidade, permeabilidade, saturação de fluidos, molhabilidade. Conceitos básicos para o cálculo de Reservas: métodos de avaliação de formações, mapas e perfis geológicos, caracterização de propriedades petrofísicas, exemplos práticos de aplicação. Composições e propriedades de fluidos.

Metodologia de avaliação

60% de avaliação contínua e 40% de avaliação não contínua

Componente de Competências Transversais

N/A

Componente Laboratorial

Atividades práticas de laboratório: - modelação litológica e estratigráfica. - modelação de reservatórios com base em mapas e seções transversais;

Componente de Programação e Computação

N/A

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução