Disciplina Curricular

Geomecânica Computacional GComputacio

Mestrado Bolonha em Engenharia de Petróleos - MEP

Contextos

Grupo: MEP > 2º Ciclo > Opcionais 1

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Conhecer os métodos numéricos de simulação utilizados para os processos físicos mais importantes em sistemas de Engenharia de Geo-Energia e Engenharia Geológica e de Minas, em particular aqueles relacionados com os sistemas de escoamento de fluídos e transferências de calor em meios porosos, bem como os problemas relacionados com mecânica sólida. Resolver problemas com as ferramentas de simulação numérica mais utilizadas na indústria para a resolução de problemas (Método dos Elementos Finitos). Desenvolver exemplos de aplicação utilizando linguagens de programação (MATLAB e/ou Python) e software comercial.

Programa

Introdução aos métodos numéricos de simulação; Software de simulação baseado em FEM. Simulação do escoamento de fluídos e transferência de calor em meios porosos. Equações de escoamento e transporte. Método dos elementos finitos para simulação de escoamento de fluídos em meios porosos: Solução para sistemas lineares; Escoamento monofásico; Escoamento multifásico. Método dos elementos finitos para problemas de transferência de calor em meios porosos. Modelação numérica aplicada à Geotecnia Marinha. O ambiente em offshore: Geologia marinha e regimes hidrodinâmicos; Determinação das propriedades dos solos marinhos. O método dos elementos finitos nos solos marinhos: Deformação elástica e elasto-plastica. Solos marinhos sobre cargas cíclicas

Metodologia de avaliação

100% de avaliação contínua

Componente de Competências Transversais

Desenvolver o pensamento critico e de resolução de problemas, a capacidade de trabalho em equipa, a comunicação escrita e oral. Pretende-se também fomentar a produtividade e gestão do tempo estabelecendo prazos na entrega dos relatórios (10%).

Componente Laboratorial

Desenvolver de rotinas e funcionamento com software comercial para simulação.

Componente de Programação e Computação

Desenvolvimento de rotinas em linguagem computacional (e.g. MATLAB e/ou Python) e funcionamento com software comercial para simulação dos fenómenos abordados, as quais serão aplicadas na realização dos projetos. A componente em componente de computação e programação na avaliação é de 50%

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução