Disciplina Curricular
Gestão da Produção GPro
Mestrado Bolonha em Engenharia Mecânica - MEMec 2021
Contextos
Grupo: MEMec 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Produção
Período:
Grupo: MEMec 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Especialidades Secundárias > Especialidade Secundária em Sistemas > Produção
Período:
Grupo: MEMec 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Especialidades Secundárias > Especialidade Secundária em Energia > Produção
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Sem pré-requisitos.
Objectivos
Permitir aos estudantes de engenharia a aquisição de conhecimentos na área da função produção/operações e desenvolver competências de gestão operacional. Em concreto: - Compreender as dinâmicas de competitividade associadas com os sistemas de produção atuais e futuros (da produção em massa à individualização em massa da Indústria 4.0) - Ter capacidade para conceber, modelar e analisar sistemas de produção, e avaliar o seu desempenho, tendo por base o pensamento Lean e a filosofia de Melhoria Contínua - Ter capacidade para definir procedimentos operacionais que asseguram eficiência e eficácias elevadas, promovendo os zero defeitos e a contínua eliminação de desperdícios - Gerir e resolver problemas de planeamento, escalonamento e controlo da produção, tendo em consideração a eficiência de recursos, o prazo de entrega e o lead time, e o envolvimento/crescimento das pessoas (boas práticas de liderança).
Programa
1.Evolução dos sistemas de produção (da 1ª à 4ª Revolução Industrial). 2.Factores de competitividade: custo, tempo, qualidade, inovação, flexibilidade, ambiente. 3. Pensamento e Produção Lean: Princípios e Pilares, os 3M e Fluxo de valor, a Melhoria Contínua (ciclo de Deming-PDCA), as ferramentas Lean (SMED, Kanban, etc.), A3 Problem-Solving e 6 Sigma. 4. Engenharia dos métodos: Métodos e Tempos,Indicadores de desempenho (KPI), Gestão Visual. 5. Engenharia de Produção: Tipos de planeamento e controlo da produção (sistema push e sistema pull), escalonamento, a produção just-in-time, a produção sincronizada, Produção em linha e célula, o nivelamento da produção (Heijunka), sistemas homem-máquina, curvas de experiência.
Metodologia de avaliação
Realização de trabalho de grupo em empresa industrial, aplicando a metodologia A3 Problem-Solving num problema sugerido pela empresa (40%). Exame final escrito obrigatório (60%) baseado na resolução de problemas.
Componente de Competências Transversais
Os tópicos deste curso estão centrados na gestão de recursos e liderança nas empresas, de modo que as competências transversais são um componente importante da avaliação (20% a 30%), principalmente as relacionadas com o desenvolvimento do trabalho em grupo (numa empresa industrial) e apresentação (na empresa e em palestras): por exemplo pensamento crítico e inovador, tomada de decisão, trabalho em equipa, liderança, comunicação escrita e comunicação oral, uso de ferramentas de computador e multimedia, estruturação e apresentação de relatórios.
Componente Laboratorial
Não aplicável.
Componente de Programação e Computação
No trabalho de grupo é geralmente necessário o uso de softwares de simulação de eventos discretos, planeamento de produção ou mesmo softwares baseados em dados analíticos. Esses softwares geralmente precisam de ações simples de programação ou configuração de parâmetros, mas não requerem qualquer habilidade específica. Em alguns casos particulares, os alunos precisam criar heurísticas ou simulação de monte carlo, onde geralmente são necessárias competências básicas de programação.
Princípios Éticos
Todos os membros do grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa Avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.