Disciplina Curricular
Motores Mot
Mestrado Bolonha em Engenharia Mecânica - MEMec 2021
Contextos
Grupo: MEMec 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Especialidades Secundárias > Especialidade Secundária em Sistemas > Energia
Período:
Grupo: MEMec 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Especialidades Secundárias > Especialidade Secundária em Produção > Energia
Período:
Grupo: MEMec 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Sistemas > Opções da Especialidade > Opções da Especialidade 2
Período:
Grupo: MEMec 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Energia > Opções da Especialidade > Opções da Especialidade 3
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
São necessários bons conhecimentos de Termodinâmica, Mecânica dos Fluidos, Transmissão de Calor e Combustão.
Objectivos
Explicar o funcionamento de motores de combustão interna, turbinas de gás, e motores elétricos. Compreender a influência dos vários parâmetros de projecto no desempenho dos motores de combustão interna e motores híbridos. Conhecer as restrições impostas por questões ambientais, e possíveis soluções.
Programa
Parte I – Equipamentos Motores de Combustão Interna: Funcionamento. Parâmetros de projeto e funcionamento. Combustão em motores de Explosão. Detonação Combustão em motores Diesel. Sobre-alimentação. Turbinas de Gás: Funcionamento e constituintes. Princípios básicos de motores elétricos. Campo girante. Motor de indução. Circuito equivalente e características. Motor síncrono. Classificação, circuito equivalente e características. Ajuste de velocidade por variação de frequência. Sistemas de Armazenamento de Energia: Potência específica e energia específica. Gestão e reciclagem de baterias. Parte II – Motores e o Ambiente: tecnologias híbridas e operacão Poluição: Controlo das emissões na fase de projeto e durante a operação. Equipamentos de pós-tratamento. Emissões associadas ao fabrico e reciclagem dos equipamentos: análise de ciclo de vida. Estratégias para a descarbonização: mobilidade ecológica e sustentável. Análise TTW (“tank-to-wheel”), WTT (“well-to-tank”) e WTW (“well-to-wheel”).
Metodologia de avaliação
Dois mini-testes com peso de 40%. Relatório do ensaio laboaratorial com peso de 10%. Um exame final com peso de 50%
Componente de Competências Transversais
Pensamento Crítico e Inovador (40%), Competências Interpessoais (30%), Competências Intrapessoais (30%).
Componente Laboratorial
Será testado um motor de combustão interna (motor de explosão)
Componente de Programação e Computação
N/A
Princípios Éticos
Todos os membros do grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa Avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.