Disciplina Curricular
Projecto Mecânico e Desenvolvimento de Produto PMDP
Mestrado Bolonha em Engenharia Mecânica - MEMec 2021
Contextos
Grupo: MEMec 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Sistemas
Período:
Grupo: MEMec 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Produção
Período:
Grupo: MEMec 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Energia
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Sendo uma UC de integração no final do 2º ciclo, espera-se que os alunos tenham adquirido os conhecimentos necessários das várias UCs que antecedem esta. Sendo o trabalho a desenvolver feito em grupo e acompanhado pelos docentes em aula, espera-se que as limitações individuais eventualmente existentes sejam supridas de forma complementar entre os vários elementos de cada grupo. No entanto, existiram contribuições individuais para o trabalho de grupo que serão avaliadas.
Objectivos
No final da unidade curricular, o aluno saberá: • perceber toda a envolvente do processo de desenvolvimento de produto, desde os primeiros esboços até à produção, passando pela análise financeira do produto; • compreender a arquitectura de produto e utilizar técnicas de decomposição; • projectar um produto em equipa usando técnicas de projecto para X; • Implementar metodologias estruturadas de gestão de projectos de forma a aumentar a eficiência e eficácia do desenvolvimento; • Compreender o papel da prototipagem em ambiente de desenvolvimento de produto; • Comunicar com todos os intervenientes no processo;
Programa
1. O que é um produto? 2. O papel da criatividade no desenvolvimento de produto 3. O processo de desenvolvimento de produto 4. Arquitectura de produto 5. Projecto para X a. Projecto para fabrico e montagem b. Projecto para avaliação de riscos em projecto. c. Projecto para o ambiente d. Projecto para a manutenção e. Projecto para a sustentabilidade f. Projecto para a cadeia de abastecimento g. Projecto para o ciclo de vida 6. Prototipagem 7. Avaliação de custos do produto a. margem de contribuição b. custo de produção c. custo completo 8. Análise de equilíbrio e viabilidade económica da produção 9. Gestão e avaliação de projectos 10. Discussão dos projectos finais
Metodologia de avaliação
Avaliação por projecto realizado em grupo. Apresentações intercalares e final. Relatório final. Componente de avaliação de grupo:60% que inclui: (RFG) Relatório final:30% (AIG) Apresentações intercalares:10% (AFG) Apresentação final:20% Componente de avaliação individual:40% que inclui: (II)Items individuais no relatório final:30% (CI)Contribuição individual:10% As notas superiores a 16 valores e entre 8 e 12 valores serão sujeitas a oral.
Componente de Competências Transversais
Pensamento Crítico e Inovador (p.e. criatividade, pensamento estratégico, abordagens à resolução de problemas) Competências Interpessoais (p.e. apresentações orais, competências de comunicação e organizacionais, trabalho em equipa, etc.) Competências Intrapessoais (p.e. autodisciplina, entusiasmo, perseverança, auto motivação, etc.) Estas competências serão avaliadas nas apresentações dos trabalhos em 20%
Componente Laboratorial
----
Componente de Programação e Computação
----
Princípios Éticos
Todos os membros do grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa Avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.