Dissertação

Bike Sharing System Simulator with User Incentive Methods EVALUATED

O interesse em criar cidades sustentáveis e verdes cresceu nas últimas décadas, com os meios de transporte não poluentes a assumirem um papel fundamental neste processo de desenvolvimento. Ao aderir a estes critérios, e ao conceito de mobilidade partilhada ativa, surgiram os Sistemas de Bicicletas Partilhadas (SBP). No entanto, a sua manutenção em condições perfeitas, para que os clientes tenham sempre uma boa experiência, não é uma tarefa fácil. Os fluxos de bicicletas tendem a gerar uma falta ou excesso das mesmas em algumas estações, impedindo os utilizadores de as recolher ou largar. Existem duas grandes alternativas para resolver este problema e levar a rede a uma condição estável: ou os operadores transportam bicicletas entre estações através de veículos; ou os utilizadores envolvem-se no processo de balanceamento da rede através de incentivos. Este documento está centrado na segunda alternativa. Para a avaliar foi criado e implementado um modelo baseado em dados históricos do SBP de Lisboa, Gira, num software de simulação (Anylogic). Dois métodos de incentivo ao utilizador foram computados e testados no simulador, tanto individualmente como em conjunto com um reposicionamento noturno através de veículos. Após várias simulações, os resultados mostraram que se todos os utilizadores participassem em tarefas de reposicionamento, seria possível manter o sistema equilibrado. Dado que esta não é uma tarefa fácil, concluiu-se que, para as metodologias experimentadas, e de forma a manter os requisitos de ocupação das estações, os métodos de incentivo ao utilizador e as tarefas de reposicionamento têm de ser utilizados em conjunto.
Sistema de bicicletas partilhadas, Incentivos ao utilizador, Reposicionamento estático, Simulador

setembro 24, 2021, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Susana Margarida da Silva Vieira

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado

ORIENTADOR

Duarte Pedro Mata de Oliveira Valério

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado