Dissertação

REBITAGEM AUTO-PERFURANTE DE DUPLA FACE APLICADA A CHAPAS DE ESPESSURA FINA EVALUATED

A presente dissertação visa analisar a aplicação de um processo de rebitagem auto perfurante de dupla face (Double-Sided Self-Pierce Riveting, na terminologia inglesa) para produzir ligações mecânicas entre chapas de espessuras reduzidas como aquelas que são normalmente encontradas na indústria automóvel. Para se atingir o objetivo proposto e eliminar a necessidade de se alterarem todos parâmetros geométricos dos rebites tubulares utilizados para chapas de maior espessura, são investigadas duas abordagens diferentes. Inicialmente, são introduzidos entalhes triangulares e circulares na parede do rebite para permitir uma maior redução da altura do rebite ao mesmo tempo que se produz um bloqueio mecânico superior, devido ao maior efeito de expansão radial e dobragem que o rebite sofre durante a deformação. Posteriormente, é estudada uma estratégia que consiste na redução da altura e espessura do rebite de modo a permitir a sua aplicação para a união de chapas finas. Os diferentes resultados obtidos experimentalmente são avaliados através de simulações numéricas realizadas no programa de elementos finitos I-FORM, de modo a testar a influência das modificações introduzidas no rebite tubular na capacidade e qualidade da ligação mecânica obtida. A resistência das ligações produzidas é avaliada por meio de ensaios destrutivos de resistência ao corte que permitem validar a gama admissível de valores de solicitações externas e avaliar o sucesso da união mecânica produzida quando comparado com outros processos de ligação concorrentes.
Rebitagem auto-perfurante de dupla face, Ligações mecânicas, Chapas, Rebites Tubulares

setembro 24, 2021, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Luís Manuel Mendonça Alves

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado

ORIENTADOR

Rafael Augusto Nunes Miranda Malta Afonso

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Assistente Convidado