Dissertação

Development of a Powertrain System for a Shell Eco-marathon Fuel Cell Electric Vehicle EVALUATED

O crescimento do setor do transporte, apesar de positivo para a economia, representa uma ameaça para o ambiente, já que é altamente dependente dos combustíveis fósseis. É neste panorama que o hidrogénio poderá ser fundamental na descarbonização dos transportes, alimentando veículos sustentáveis como carros elétricos a pilha de combustível. Este trabalho foca-se no desenvolvimento de um grupo propulsor eficiente para um veículo elétrico movido por uma pilha de combustível, bem como na criação de um método destinado a gerar estratégias de condução de baixo consumo de combustível. Este trabalho está integrado na equipa Técnico Fuel Cell, cujo objetivo é promover a mobilidade sustentável através do desenvolvimento e fabrico de um pequeno veículo urbano para competir na Shell Eco-marathon. A base do trabalho desenvolvido nesta dissertação é um modelo computacional em MATLAB, desenvolvido para simular o comportamento do veículo em torno do circuito selecionado. Este modelo é posteriormente utilizado com um algoritmo genético para otimizar o grupo propulsor e a estratégia de condução para que a máxima eficiência seja alcançada. Com este método, e considerando um veículo com características médias comparativamente com outras equipas, foi simulada uma autonomia de 370,2 km/m3 de hidrogénio para a pista de 2016 em Londres. Esta autonomia seria apenas 5% inferior à obtida pela vitória desse ano, que foi 39% superior à do segundo qualificado. Este resultado demonstra o potencial do método de otimização desenvolvido e revela a importância de aplicar este tipo de modelos no processo de desenvolvimento dos veículos da equipa Técnico Fuel Cell.
veículo movido a pilha de combustível, modelo do veículo, dimensionamento do grupo propulsor, estratégia de condução, otimização da eficiência energética, Shell Eco-marathon

outubro 14, 2021, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João Manuel Pereira Dias

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Rui Pedro da Costa Neto

Centro IN+

Investigador Auxiliar