Dissertação

Feasibility assessment of hydrogen distribution EVALUATED

O mundo enfrenta desafios crescentes em termos de energia e emissões devido ao consumo crescentede combustíveis fósseis. De modo a se atingir uma descarbonização da economia, estão a ser consideradas diferentes fontes de combustível, como o hidrogénio. O único inconveniente é o preço devido à sua novidade, e alguns desafios tecnológicos e regulamentares. O objetivo principal deste trabalho é avaliar o potencial de hidrogénio, os impactos da energia e das emissões da distribuição do hidrogénio. O processo de produção de hidrogénio considerado é a eletrólise. Foram consideradas duas formas de distribuição de hidrogénio: pipelines já existentes e do transporte rodoviário. Na distribuição por pipelines foi considerada uma mistura de 15% hidrogénio/gás natural devido ao risco de fragilização da infraestrutura. As variáveis avaliadas neste tipo de transporte foram energia, percentagem de hidrogénio na mistura, diâmetro e comprimento. Em seguida, foram considerados dois tipos de transporte rodoviário: transporte de hidrogénio gasoso ehidrogénio líquido via camião. Para análise de custos, foram contabilizados o processamento e o transporte rodoviário. Os custos gerais são mais baixos para a distribuição por pipelines, com 500€/dia comparativamente a 63.600€/dia para a opção de transporte rodoviário. A análise do ciclo de vida foi realizada para avaliaros balanços de energia e as emissões associadas para cada via de distribuição de hidrogénio. Os resultados mostram que a distribuição através de pipeline tem menores emissões de 0.15t CO2/dia, do que GH2 com garrafas de aço, com 9.45t CO2/dia.
Distribuição de hidrogénio, viabilidade, eletrólise PEM, oleodutos, transporte rodoviário

outubro 8, 2021, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Filipa da Silva Ferreira

DEM

Professor Assistente Convidado

ORIENTADOR

Edgar Caetano Fernandes

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar