Dissertação

Estudo de Cenários de Produção Fotovoltaica, Armazenamento de Energia e Electrificação da Mobilidade e dos Sectores Doméstico e Serviços na AML EVALUATED

O RNC2050 estabelece trajectórias de descarbonização para Portugal até 2050 assentes no aumento da sua quota de FER endógenas e na diminuição dos seus níveis de dependência energética. A AML é um pólo importante na transição energética do país por nela se concentrarem grande parte dos seus consumo energéticos. Através da análise exergética e de projecções de exergia útil e final, resultantes de diferentes taxas de crescimento económico do RNC2050, procurou-se analisar a viabilidade da descarbonização da AML em 2050 através de cenários. Estes pressupõem a electrificação de três sectores de actividade (doméstico, serviços e transportes) e a utilização da energia solar fotovoltaica descentralizada conjuntamente com baterias. No sector dos transportes, a electrificação foi estudada através da substituição da frota de VCIs por BEVs, considerando diferentes perfis de carregamento de veículos. Para cada cenário foi calculada a capacidade fotovoltaica e de baterias necessária para satisfazer os consumos da AML, bem como, as áreas de instalação de PVs e o LCOE. No cenário de maior crescimento económico em que o carregamento de BEVs é efectuado de dia e de noite (P-C1), a capacidade fotovoltaica é de 31,77 GWp e a quantidade de baterias é de 35,45 GWh, correspondendo a uma área de instalação de 124,56 〖km〗^2 (4,1% da área total da AML). Para todos os cenários a paridade com a rede eléctrica pública é atingida a partir de 2020, com o cenário P-C1 a apresentar um LCOE de 0,228 €/kWh em 2020 e de 0,114 €/kWh em 2050.
Transição Energética, Análise Exergética, Electrificação, Energia Solar Fotovoltaica, Baterias, LCOE

fevereiro 3, 2020, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Tiago André Perdigão Alexandre Ribeiro

Maretec

Especialista

ORIENTADOR

Tania Alexandra Dos Santos Costa e Sousa

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar