Dissertação

Otimização energética de frota automóvel de empresa de obras públicas EVALUATED

Este projeto foca-se na caracterização energética da frota automóvel da empresa (dados para o ano de 2018), para quantificar os impactes energéticos, ambientais e económicos associados à implementação de três medidas desenvolvidas para a redução do consumo de energia da mesma. O presente trabalho foi desenvolvido na SOTÉCNICA, no âmbito do programa Galp 21. A 1ª medida consistiu na substituição de 38 veículos ligeiros menos eficientes por modelos com menor consumo de combustível. Para uma redução do consumo de energia e das emissões de CO2 de 2,3% e uma redução de custos de 3,5%. A 2ª medida consistiu na sensibilização de 127 condutores para a prática de medidas de condução eficiente através de ações de formação, possibilitando reduções de 7,5% a 2,8% (cenário otimista ou pessimista) do consumo de energia, das emissões de CO2 e dos custos totais. Propôs-se ainda a substituição de 8 veículos ligeiros por modelos equivalentes elétricos, para uma redução de custos de apenas 1,2%, sendo por isso menos significativa que as outras medidas apresentadas, destacando-se, no entanto, a elevada redução do consumo de energia (5,2%) e das emissões de CO2 (4,7%). A implementação das medidas implica um investimento de 20 258 € com um tempo de retorno entre 4 a 7 meses. Resultando numa redução do consumo energético de 12,2 a 7,5%, das emissões de CO2 entre 12,6 a 7,9% e na poupança anual de 61 248 a 36 449 €, correspondendo a uma redução dos custos associados à utilização da frota entre 11,5 a 7,2%.
Caraterização energética, impacte energético/financeiro/ambiental, otimização de veículos, eco-condução, veículos elétricos.

outubro 29, 2020, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Patrícia De Carvalho Baptista

Centro IN+

Investigador Auxiliar

ORIENTADOR

Gonçalo Nuno de Oliveira Duarte

Centro IN+

Investigador Auxiliar