Dissertação

Suspensão e Estabilidade Dinâmica do Guiamento EVALUATED

A atração e a viabilidade económica do transporte ferroviário são limitados por vários fatores. Os comboios de alta-velocidade tradicionais são estáveis devido à rigidez elevada dos seus bogies, mas necessitam, de vias próprias com raios de curvatura grandes. A baixa taxa de ocupação, flexibilidade e velocidade dos comboios de passageiros regionais e intercidades, combinado com a má qualidade das linhas ferroviárias, levam à procura de soluções que permitem responder às necessidades do transporte ferroviário. Como resposta, idealizou-se um comboio de alta-velocidade, capaz de circular a 250 km/h, composto por uma carruagem auto-motora, um sistema de suspensão otimizado e um sistema de guiamento geo-referenciado. Desenvolvendo-se um modelo em Python para simular a dinâmica do comboio a percorrer uma via com um dado raio de curvatura. Usando um processo iterativo, dimensionaram-se os coeficientes da suspensão do comboio para carris de má qualidade, procurando maior suavidade, maior estabilidade e evitando as frequências de ressonância da estrutura e de desconforto dos passageiros. O sistema de guiamento é testado para a influência de erros entre o raio de guiamento e o raio real de curvatura, o limite do ângulo de rolamento do comboio e o seu comportamento para vias com diferentes raios de curvatura. Erros no guiamento até 6% não são significantes para segurança do comboio; a sobre-elevação da via influencia o ângulo de rolamento do comboio, mas não limita a sua velocidade; a tolerância dos passageiros à intensidade das acelerações laterais limita a velocidade do comboio, não existindo para o transporte de mercadorias.
comboio, guiamento geo-referencido, suspensão, alta-velocidade

junho 28, 2019, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Maria Campos da Silva André

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar