Dissertação

Conceção e Análise Estrutural do Quadro de um Motociclo EVALUATED

Na presente dissertação pretende-se criar um novo quadro com base na mota Famel z3 e validar a estrutura proposta por meio de modelos analíticos e em modelos de elementos finitos (Siemens NX). Em primeiro lugar é analisado o mercado dos motociclos elétricos, demonstrando a sua perspetiva de crescimento a médio prazo. A partir do estudo efetuado é selecionado o motor mais adequado e a quantidade de baterias necessárias para uma autonomia de 100 km em cidade, obtendo-se uma estimativa para peso da estrutura na ordem dos 6,5 Kg. Com base numa tabela construída de Necessidades vs Métricas foram criados três conceitos de estrutura diferentes e modelados em SolidWorks. Para selecionar o conceito vencedor, estes foram submetidos a vários testes de comparação, complementados com análises de elementos finitos. Por fim foram testados dois materiais para o conceito vencedor, o aço S235J2H e o alumínio 6061. Utilizando os métodos de falha à cedência e à fadiga nos pontos críticos encontrados e as cargas críticas calculadas, são efetuadas as alterações necessárias para que as estruturas verifiquem a segurança com coeficiente de segurança projetado. Para selecionar o material vencedor, as suas estruturas foram submetidas a vários testes de comparação. Estes testes foram complementados com análises de elementos finitos em NX, e uma análise de custos de produção, recorrendo às tabelas da Formula SAE. Assim como resultado final obteve-se uma estrutura validada do Conceito 3 em Alumínio com um custo de produção unitário de 69,35 € para um fabrico total de 1000 quadros.
Cedência e Fadiga, Famel z3, Formula SAE, Elementos finitos, Motores Elétricos

novembro 16, 2016, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Marco Alexandre De Oliveira Leite

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Prof Auxiliar Convidado

ORIENTADOR

Luís Filipe Galrão dos Reis

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado