Dissertação
Conceção e Análise Estrutural do Quadro de um Motociclo EVALUATED
Na presente dissertação pretende-se criar um novo quadro com base na mota Famel z3 e validar a estrutura proposta por meio de modelos analíticos e em modelos de elementos finitos (Siemens NX). Em primeiro lugar é analisado o mercado dos motociclos elétricos, demonstrando a sua perspetiva de crescimento a médio prazo. A partir do estudo efetuado é selecionado o motor mais adequado e a quantidade de baterias necessárias para uma autonomia de 100 km em cidade, obtendo-se uma estimativa para peso da estrutura na ordem dos 6,5 Kg. Com base numa tabela construída de Necessidades vs Métricas foram criados três conceitos de estrutura diferentes e modelados em SolidWorks. Para selecionar o conceito vencedor, estes foram submetidos a vários testes de comparação, complementados com análises de elementos finitos. Por fim foram testados dois materiais para o conceito vencedor, o aço S235J2H e o alumínio 6061. Utilizando os métodos de falha à cedência e à fadiga nos pontos críticos encontrados e as cargas críticas calculadas, são efetuadas as alterações necessárias para que as estruturas verifiquem a segurança com coeficiente de segurança projetado. Para selecionar o material vencedor, as suas estruturas foram submetidas a vários testes de comparação. Estes testes foram complementados com análises de elementos finitos em NX, e uma análise de custos de produção, recorrendo às tabelas da Formula SAE. Assim como resultado final obteve-se uma estrutura validada do Conceito 3 em Alumínio com um custo de produção unitário de 69,35 € para um fabrico total de 1000 quadros.
novembro 16, 2016, 16:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Marco Alexandre De Oliveira Leite
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Prof Auxiliar Convidado
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Associado