Dissertação

Computational Experiments on Maintenance Scheduling in Airline Companies EVALUATED

Essencial para o cumprimento das rígidas normas de segurança do setor aeronáutico e com a crescente demanda de passageiros, o planeamento da manutenção das aeronaves tornou-se um fator de extrema importância para a eficiência operacional e otimização de custos, fundamental para as companhias aéreas enfrentarem a aguerrida concorrência global. Um método eficaz para aumentar os lucros e otimizar as operações de manutenção de aeronaves é minimizar os custos associados, reduzindo a quantidade de atividades de manutenção e, consequentemente, aumentando a disponibilidade das aeronaves. Nesta dissertação, um modelo de programação linear inteira mista e uma abordagem heurística são apresentados, que minimizam os custos de manutenção de aeronaves. Este modelo de otimização matemática cria um calendário de manutenção, incluindo verificações de manutenção leve (tipo A) e verificações de manutenção pesada (tipo C), durante um horizonte de planeamento especificado. Ambas as abordagens são aplicadas a um caso de estudo da frota de aeronaves “narrow-body” da companhia aérea portuguesa, TAP Air Portugal, para um horizonte de planeamento de dois anos. A análise dos resultados demonstrou que a abordagem heurística consegue reduzir o tempo computacional do problema para 48 minutos, ao mesmo tempo que apresenta custos de manutenção iguais ou menores do que a abordagem ramificar e limitar que apresenta um gap de otimalidade não nulo. Finalmente, algumas análises de sensibilidade são estudadas. Em conclusão, esta dissertação fornece uma estrutura de decisão que pode apoiar o planeamento de manutenção de aeronaves, enquanto reduz o tempo de planeamento e fornece soluções otimizadas viáveis.
Manutenção, Calendarização de manutenção, Manutenção de aeronaves, Programação linear inteira mista, Heurística

setembro 23, 2021, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Tiago Miguel De Pina Alves

Polo IST-IDMEC (IDMEC)

Investigador

ORIENTADOR

António Ramos Andrade

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar