Dissertação

Promotion of Energy Efficiency Measures in EB23 Conde de Oeiras School EVALUATED

O presente estudo teve como objetivo identificar uma abordagem sistemática para promover medidas de eficiência energética para a Escola Conde de Oeiras, no distrito de Lisboa. Assim sendo, foi realizado o estudo detalhado (Aditoria Energética) nas principais instalações em três fases principais, a saber: criação do modelo geométrico com SketchUp e OpenStudio, simulação térmica dinâmica de edifícios com Energy+, análise de resultados. Os resultados provaram que o desconforto térmico é principalmente induzido pelo excesso de ganhos solares e pelo baixo grau de isolamento causado pelas superfícies de vidro. Foi demonstrado que todas as zonas térmicas não cumprem os limites de aceitabilidade confortáveis fornecidos pelas normas ASHRAE-55 2017. Uma vez avaliado o desempenho de três novos tipos de sistemas de vidros duplos, foi identificada como a melhor opção a instalação de vidro seletivo de baixa emissividade com uma estrutura de alumínio com ruptura térmica. De fato, com esse novo tipo de vãos envidraçados, estimou-se uma média de 30% menos tempo de desconforto em quatro dos seis edifícios examinados. Foi estudado, para várias espessuras de poliestireno expandido (EPS), se a realização do revestimento térmico poderia trazer benefícios ou não. O que emergiu foi que apenas para um tipo de edifício, ou seja, pavilhões A, B, C, era vantajoso instalar 12cm de camada isolante de EPS. Por fim, propõe-se um plano de negócios simplificado de um investimento de longo prazo para obter independência energética através do design de uma central fotovoltaica de 150 kW que pode suprir até 95% da procura de energia.
Edifícios Escolares, Medidas de Eficiência Energética, Energy+ Software

novembro 22, 2019, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos Augusto Santos Silva

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Rui Pedro da Costa Neto

IN+ Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento

Investigador