Dissertação

Passive Smart Structure Design for an Adaptive Helicopter Blade EVALUATED

A procura de veículos e-VTOL está a aumentar devido à procura das empresas por soluções de mobilidade para as cidades mais movimentadas, impulsionando o desenvolvimento de projeto aeronáutico. Existem várias áreas para melhorias num helicóptero, no entanto este trabalho foca-se nas pás. Apesar de qualquer helicóptero ter a capacidade de pairar e de voo de avanço, as especificações de construção são ajustadas para minimizar o consumo de potência no tipo de voo que está desenhado para operar mais frequentemente. O objetivo principal deste trabalho é projetar uma única pá com capacidade de adaptação ao tipo de voo em que se encontra. Esta deve coincidir com a respetiva torção de voo ideal, diminuindo o consumo geral independentemente das características de voo. Este trabalho é desenvolvido na meso escala da estrutura, sem tratar as propriedades atómicas do material, nem a aplicação de nenhum mecanismo de flaps ou slats, sendo a sua morfose passiva e devida as cargas induzidas. A metodologia usada neste estudo permite o controlo da resposta de uma estrutura em casos de carga dissimilares, atuando só na meso escala e e validada utilizando um helicóptero como caso de estudo. Através da implementação teórica obteve-se uma resposta satisfatória da estrutura, no entanto na analise de elementos finitos esta solução demonstrou um erro maior, requerendo mais ajustes para se obterem as respostas desejadas da pá.
Estruturas Inteligentes, Estruturas Adaptativas, Pás de Helicópteros Inteligentes, Controlo de Torção Passivo.

novembro 14, 2018, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

António Manuel Relógio Ribeiro

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar