Dissertação

Modelling high-education buildings: A top-down modelling approach to disaggregate end-uses EVALUATED

É importante tomar medidas para reduzir o consumo energético em edifícios devido ao elevado consumo neste setor. Assim é necessário compreender o consumo energético e os parâmetros que o influenciam, através da realização de estudos. Contudo nem sempre é possível obter acesso a dados necessários para realização destes estudos. Assim, o objetivo deste trabalho é desenvolver um modelo de desagregação energética em universidades nos diversos consumos finais, que utilize informação usualmente acessível a várias universidades, como consumo elétrico total e dados relativo a equipamentos/períodos de atividade, e tentar compreender a relação entre o consumo energético e os tipos de atividades nos edifícios. Dois edifícios do IST serviram de caso de estudo: o modelo foi validado para o edifício de Civil, enquanto a Torre Sul permitiu perceber a performance do modelo noutros edifícios. Os resultados mostraram que o modelo melhor performance para Civil do que para a Torre Sul, apresentando erros relativos de 12,57% e 22,36%, respetivamente. A relação entre o consumo energético e o tipo de espaços por edifício aparenta ser fortemente influenciada pela existência de salas técnicas e também outros espaços, nomeadamente gabinetes e laboratórios. Os resultados mostram que a intensidade energética de edifício em edifícios universitários varia entre 64,9 e 131,7 kWh/m2. O principal consumo final é o AVAC, variando entre 24,62 e 70,53 kWh/m2, seguido da iluminação (16,97-30,53 kWh/m2) e de equipamentos eletrónicos (15,26-20,24 kWh/m2). Finalmente, outros equipamentos como bombas de drenagem, elevadores e equipamento de laboratório têm pouco impacto no consumo total do edifício (8,05-9,96 kWh/m2).
Consumo de Eletricidade, Energia em Edifícios, Modelação, Algoritmos Genéticos, Intensidade Energética de Edifício

dezembro 7, 2021, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos Augusto Santos Silva

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado

ORIENTADOR

Diana Pereira Neves

Centro IN+

Investigador Auxiliar