Dissertação

Analysis of the Pantograph-Catenary Interface Quality for the National Overhead Contact Lines and Train Pantographs EVALUATED

Os transportes ferroviários desempenham um papel fulcral no transporte de passageiros e mercadorias, não só devido ao seu custo, segurança e conforto. Mas também devido à sua menor pegada de carbono. O aumento da competitividade dos transportes ferroviários requer que não só as suas velocidades de operação aumentem, como também que sejam mais eficientes energeticamente. A interface entre o pantógrafo e a catenária condicionam a qualidade da transmissão de energia elétrica da infraestrutura para os motores elétricos do veículo, sendo o maior obstáculo tecnológico ao aumento da velocidade de exploração dos comboios nas linhas ferroviárias atuais. Este trabalho tem como objetivo o estudo de duas catenárias distintas de maneira a avaliar os limites à velocidade de operação de veículos ferroviários e os critérios que impedem maiores velocidades. Este estudo vai também focar-se em como pantógrafos distintos podem afetar a interação pantógrafo-catenária. Para tal, uma série de testes vão ser desenvolvidos no âmbito de entender qual é a dinâmica de cada par pantógrafo catenária, para quando as catenárias estas estão sujeitas a operações com pantógrafos simples ou múltiplos. Consequentemente, saber-se-á qual o melhor pantógrafo a usar com cada catenária, tal como as possíveis perdas de velocidades de operação das catenárias, caso o pantógrafo que apresentar menor capacidade de contacto for escolhido.
Dinâmica ferroviário, Interação pantógrafo-catenária, Operação pantógrafos múltiplos, Forças de contacto.

dezembro 9, 2021, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Jorge Alberto Cadete Ambrósio

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Pedro Cabaço Antunes

Universidade de Huddersfield

Investigador