Dissertação
Impacts of EV transition in municipal fleet EVALUATED
Num contexto de crescente necessidade de descarbonização dos transportes, a eletrificação dos sistemas de propulsão tem vindo a ganhar relevância. A Câmara Municipal de Lisboa (CML) adquiriu uma frota de veículos elétricos ligeiros de passageiros no final de 2018, no âmbito do projeto Sharing Cities. O objetivo deste trabalho foi a avaliação dos impactos económicos e ambientais da substituição da frota convencional por veículos elétricos. Para tal, foram recolhidos dados das viagens e carregamentos de cada veículo através de dispositivos instalados nos veículos, utilizando uma plataforma de gestão inteligente. Com base nessa informação estimaram-se os impactos ambientais numa abordagem de ciclo de vida simplificada e impactos económicos na transição para a frota elétrica face aos veículos convencionais, tanto para a frota da CML como para cenários de adoção à escala nacional nas frotas de ligeiros empresariais. Utilizou-se um modelo de agrupamento (K-means) para determinar os padrões de condução diários, através dos dados recolhidos, tendo sido obtidos 5 grupos com padrões de utilização e períodos de carregamento distintos. Conclui-se que os veículos elétricos já são economicamente viáveis para períodos de utilização maiores de 7 anos, sendo possível uma redução de custo até 20% em 10 anos para os veículos com maior quilometragem anual. Cada veículo reduz as emissões de escape entre 2.2-4.1 toneladas por ano. Estimou-se que a substituição de 27% dos veículos ligeiros de passageiros empresariais reduza as emissões globais dos transportes apenas 2.4%, mas trará mais elétricos ao mercado de veículos em segunda mão aumentando este benefício ambiental.
outubro 14, 2021, 8:30
Publicação
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