Dissertação

Impacts of EV transition in municipal fleet EVALUATED

Num contexto de crescente necessidade de descarbonização dos transportes, a eletrificação dos sistemas de propulsão tem vindo a ganhar relevância. A Câmara Municipal de Lisboa (CML) adquiriu uma frota de veículos elétricos ligeiros de passageiros no final de 2018, no âmbito do projeto Sharing Cities. O objetivo deste trabalho foi a avaliação dos impactos económicos e ambientais da substituição da frota convencional por veículos elétricos. Para tal, foram recolhidos dados das viagens e carregamentos de cada veículo através de dispositivos instalados nos veículos, utilizando uma plataforma de gestão inteligente. Com base nessa informação estimaram-se os impactos ambientais numa abordagem de ciclo de vida simplificada e impactos económicos na transição para a frota elétrica face aos veículos convencionais, tanto para a frota da CML como para cenários de adoção à escala nacional nas frotas de ligeiros empresariais. Utilizou-se um modelo de agrupamento (K-means) para determinar os padrões de condução diários, através dos dados recolhidos, tendo sido obtidos 5 grupos com padrões de utilização e períodos de carregamento distintos. Conclui-se que os veículos elétricos já são economicamente viáveis para períodos de utilização maiores de 7 anos, sendo possível uma redução de custo até 20% em 10 anos para os veículos com maior quilometragem anual. Cada veículo reduz as emissões de escape entre 2.2-4.1 toneladas por ano. Estimou-se que a substituição de 27% dos veículos ligeiros de passageiros empresariais reduza as emissões globais dos transportes apenas 2.4%, mas trará mais elétricos ao mercado de veículos em segunda mão aumentando este benefício ambiental.
Veículos elétricos de bateria, custo total de propriedade, frota municipal, emissões WTW, clustering, condições ambientais

outubro 14, 2021, 8:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Patrícia De Carvalho Baptista

Centro IN+

Investigador Principal

ORIENTADOR

Catarina Maria da Cunha de Eça Calhau Rolim

Centro IN+

Investigador Auxiliar