Dissertação
Public Service Obligations (PSO) in Air Transport - A Benchmarking approach EVALUATED
Nos últimos anos a aplicação de Obrigações de Serviço Público (OSP) no transporte aéreo tem aumentado substancialmente. Em regiões remotas, onde os serviços de transporte aéreo não são lucrativos, a aplicação deste programa torna-se crucial para o desenvolvimento económico e social destas regiões. No entanto, existe uma grande diversidade na oferta de OSP entre as várias regiões da Europa. Assim, com o intuito de melhorar os contratos estabelecidos entre as companhias aéreas e autoridades administradoras, torna-se essencial avaliar a performance das transportadoras aéreas em operação. A presente dissertação utiliza o Data Envelopment Analysis (DEA) para avaliar as performances das várias rotas operadas em regime de OSP (rotas PSO) dentro da União Europeia e comparar os desempenhos das companhias aéreas operantes, quer quando operam sob este programa de subsídio, quer quando operam os seus voos regulares. Primeiro, o DEA foi aplicado aos dados anuais de várias companhias aéreas europeias, e depois aplicado aos dados das suas rotas PSO, de forma a poder ser feita uma comparação entre os desempenhos obtidos nos voos regulares e nos voos sob regime de OSP. Os resultados indicaram as companhias que obtiveram melhores e piores desempenhos, bem como as regiões da Europa onde as respetivas companhias tendem a ter melhores e piores performances. Os países nórdicos e o Reino Unido foram as regiões onde as transportadoras aéreas obtiveram os piores resultados, sendo estes os principais casos onde as autoridades administradoras poderão pensar em rever os seus contratos, no sentido de melhorarem a sua operação.
outubro 19, 2020, 14:0
Publicação
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