Dissertação
Urban logistics operations using electric mobility: Case study in Lisbon, Portugal EVALUATED
O Transporte rodoviário é um dos principais responsáveis pelo crescente consumo energético e de emissões. O objectivo deste trabalho é a avaliação da viabilidade da substituição de veículos convencionais (ICEV) por veículos eléctricos (EV) em operações de distribuição urbana em Lisboa. Monitorização em estrada é utilizado para adquirir dados segundo-a-segundo e analisar a utilização do ICEV (Renault Kangoo dCi) e EV (Renault Kangoo Z.E.) em 2 casos estudo com diferentes padrões de mobilidade. Nos carregamentos do EV, dados minuto-a-minuto são recolhidos e os diferentes perfis analisados. A metodologia Vehicle Specific Power (VSP) é aplicada para estudar o consumo de combustível e emissões de CO2 e NOx conforme a potência exigida do ICEV, também adaptada para analisar o consumo energético do EV. Uma análise do poço às rodas (Well-to-Wheel, WTW) compara consumo energético e emissões de CO2 dos veículos. Os padrões de mobilidade mantêm-se com a mudança para EV, havendo disponibilidade suficiente de autonomia e carregamento. A autonomia do EV é 82 km e 107 km nos 2 cases. No ICEV, emissões de CO2 são 330 g/km e de NOx 529 mg/km. A utilização de EV traz descidas no consumo energético (66% e 73%) e emissões de CO2 (75% e 80%). Análise de eventos específicos mostram padrões semelhantes, tendo o EV velocidades mais baixas, mantendo aceleração e VSP, reduzindo consumo energético: via rápida 67.3%; semáforos 62.3%; rotundas 58.6%; subida íngreme 59.8%; e descida íngreme 158.3%. Nos parâmetros analisados, o EV demonstra ser uma alternativa superior para operações de distribuição urbana.
dezembro 21, 2017, 9:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN) /DEM-IST
Especialista
ORIENTADOR
Gonçalo Nuno de Oliveira Duarte
Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN)//DEM-IST
Especialista