Dissertação
Combined Life Cycle Analysis of Wind Energy and Hydrogen Production EVALUATED
Hidrogénio verde é considerada uma solução promissora para resolver os desafios da transição energética. Nesta dissertação uma análise de ciclo de vida foi feita de modo a avaliar os impactos ambientais do hidrogénio produzido de forma centralizada através da eletricidade de parques eólicos offshore. São considerados dois cenários, cada um com duas configurações diferentes. No cenário 1, 5% dos veículos ligeiros e 16% dos pesados da frota portuguesa seriam movidos a hidrogénio em 2050 com uma procura de 112.65 kton H2/ano. No cenário 2 é considerado uma penetração de 30% nos veículos leves e pesados, com uma procura de 435.1 kton H2/ano em 2050. A configuração A assume que toda a energia gerada pelo parque eólico serve para produzir hidrogénio com o rácio entre as potências do parque eólico e da central de H2 de 62.5%. Na configuração B (rácio = 25%), 38% da energia vai ser para produzir hidrogénio. Na análise midpoint, o parque eólico tem maior impacto em todas as categorias. Na analise endpoint, os recursos são a categoria com maior impacto. A configuração A tem 3.65 e 5.21 e a configuração B 6.89 e 9.84 emissões de kg CO2/kg H2 com e sem fim de vida respetivamente. Comparando com a reformação do metano, a configuração A e B têm uma redução entre 55-70% e 15-40% nas emissões de CO2 respetivamente. No sector da mobilidade, conclui-se que as emissões de kg CO2/km dos veículos a hidrogénio são entre 40-80% mais baixas quando comparado com veículos de combustão interna.
dezembro 3, 2021, 16:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Ricardo Balbino Santos Pereira
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar Convidado
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Assistente Convidado