Dissertação

Combined Life Cycle Analysis of Wind Energy and Hydrogen Production EVALUATED

Hidrogénio verde é considerada uma solução promissora para resolver os desafios da transição energética. Nesta dissertação uma análise de ciclo de vida foi feita de modo a avaliar os impactos ambientais do hidrogénio produzido de forma centralizada através da eletricidade de parques eólicos offshore. São considerados dois cenários, cada um com duas configurações diferentes. No cenário 1, 5% dos veículos ligeiros e 16% dos pesados da frota portuguesa seriam movidos a hidrogénio em 2050 com uma procura de 112.65 kton H2/ano. No cenário 2 é considerado uma penetração de 30% nos veículos leves e pesados, com uma procura de 435.1 kton H2/ano em 2050. A configuração A assume que toda a energia gerada pelo parque eólico serve para produzir hidrogénio com o rácio entre as potências do parque eólico e da central de H2 de 62.5%. Na configuração B (rácio = 25%), 38% da energia vai ser para produzir hidrogénio. Na análise midpoint, o parque eólico tem maior impacto em todas as categorias. Na analise endpoint, os recursos são a categoria com maior impacto. A configuração A tem 3.65 e 5.21 e a configuração B 6.89 e 9.84 emissões de kg CO2/kg H2 com e sem fim de vida respetivamente. Comparando com a reformação do metano, a configuração A e B têm uma redução entre 55-70% e 15-40% nas emissões de CO2 respetivamente. No sector da mobilidade, conclui-se que as emissões de kg CO2/km dos veículos a hidrogénio são entre 40-80% mais baixas quando comparado com veículos de combustão interna.
Energia eólica offshore, Eletrólise, Análise de ciclo de vida, Produção centralizada, Hidrogénio verde, Veículo de célula de combustível

dezembro 3, 2021, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ricardo Balbino Santos Pereira

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar Convidado

ORIENTADOR

Ana Filipa da Silva Ferreira

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Assistente Convidado