Dissertação
Computational Modelling of Train Braking System EVALUATED
Na mobilidade de pessoas e mercadoria, três fatores principais ajudam o cliente na escolha do meio de transporte a utilizar: custo, velocidade e segurança. Na ferroviária, conhecida pelas boas estatísticas de segurança e impacto ambiental, ainda existe espaço para melhorias nas velocidades de circulação, e redução dos custos de operação. Embora em número reduzido, os incidentes ainda ocorrem durante operações rotineiras, requerendo novos sistemas de ajuda à prevenção de descarrilamentos e colisões. Esta dissertação apresenta a implementação de um sistema que ajuda a prevenir acidentes em situações de pouca aderência no interface roda-carril, com o objetivo de avaliar o seu desempenho. Um sistema de proteção contra escorregamento da roda (Wheel Slide Protection, WSP) foi implementado em Fortran e, em conjunto com software comercial de dinâmica ferroviária (VAMPIRE Pro), foi testado em simulações de situações de travagem. Neste documento são apresentados modos inovadores de simular areeiros e a recuperação de aderência ao carril por condicionamento da roda. Como solução, a implementação deste projeto apresenta desempenho melhorado em travagens com pouca aderência. Os resultados mostram que o controlador consegue reduzir em até 19% o tempo de travagem e melhorar os valores de índice de desgaste em mais de 75% quando comparado com um comboio que circule sem este sistema. A performance do sistema vai ao encontro aos requisitos definidos em todos os cenários simulados. Conclui-se que o controlador tem um papel crucial no sistema de travagem em situações de pouca aderência, e que a simulação computacional ajuda na melhoria destes sistemas.
novembro 23, 2018, 14:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Miguel Afonso Dias de Ayala Botto
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Catedrático