Dissertação

Dimensionamento de uma frota de veículos EVALUATED

Efetuou-se o pré-dimensionamento um veículo autónomo e elétrico para transporte de passageiros e bagagens em aeroportos, circulando através de túneis entre os terminais e as aeronaves. O veículo tem 5 m de comprimento e 1,8 m de altura e de largura com uma tara de 920 kg e uma massa máxima de 2 toneladas. Com carregamento máximo, a altura de centro de massa do veículo de passageiros é 0,47 m acima do eixo das rodas. A potência motriz é 4 kW e a velocidade nominal é 7 m s-1. À velocidade nominal uma viagem típica demora cerca de 3,5 min, com um consumo de 236 Wh. 85 kg de baterias de lítio são suficientes para uma operação contínua de 10 h. O guiamento proposto baseia-se num sistema ótico que segue uma estria colocada no pavimento. Verificou-se que a imagem, captada com câmaras de vídeo e tratada digitalmente, assegura um seguimento correto do trilho e um bom nível de conforto à velocidade nominal. A suspensão tem uma rigidez de 20 kN/m e um fator de amortecimento de 0,2. À velocidade nominal, a suspensão tem os picos de ressonância do espectro de aceleração nas frequências de 1 Hz e 16 Hz, com boa atenuação na gama de frequências críticas para o conforto humano. A deflexão máxima das molas da suspensão devido às forças longitudinais e laterais é da ordem de 1 cm.
Propulsão, energia, sistema de guiamento, suspensão, conforto

fevereiro 3, 2021, 17:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Maria Campos da Silva André

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar