Dissertação

Life-cycle assessment of material and end-of-life scenarios for passenger cars EVALUATED

Tendo em conta a preponderância do setor dos transportes no consumo de energia e na emissão de poluentes, esta tese propõe-se avaliar os impactes ambientais de cenários alternativos de introdução de materiais para redução de peso e quantificar os respetivos impactes para veículos ligeiros de passageiros convencionais e elétricos, considerando diferentes cenários alternativos: alteração da composição de materiais no glider; alteração do quimismo das baterias dos veículos elétricos; diferentes cenários de fim-de-vida e alteração do mix de energia. Os materiais convencionais no glider foram substituídos por materiais mais leves, como alumínio e fibra de carbono, atingindo-se reduções de peso de 30% a 40%. No caso dos veículos elétricos, considerou-se também a substituição do tipo eletroquímico da bateria, de LMO para NMC622 e NMC8111. Em relação ao mix energético, implementou-se o valor previsto no Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050, obtendo-se poupanças no consumo de energia de até 70%. O software utilizado para a análise de LCA foi o Simapro e a base de dados Ecoinvent. Dos cenários analisados, o que apresentou melhor desempenho ambiental a nível de alterações climáticas corresponde ao da redução de peso, através da substituição por fibra de carbono, originando uma diminuição de até 44% no consumo de combustível e 32% de energia, fase que representa a maior fatia nos impactes ambientais em ambos os veículos. Concluiu-se também que, para os veículos elétricos, é imperativo implementar o reuso das baterias, uma vez que tem o potencial de evitar até 166% dos impactes nas alterações climáticas.
Análise de Ciclo Vida, Sustentabilidade, Redução de Peso, Veículos Eléctricos

outubro 14, 2021, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Fernanda Maria Ramos da Cruz Margarido

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado

ORIENTADOR

Patrícia De Carvalho Baptista

Centro IN+

Investigador Principal