Dissertação

Impact strength of Friction Stir Weld-bonded joints EVALUATED

A indústria dos transportes está constantemente à procura de novas soluções tecnológicas econo-micamente viáveis que visam a redução das emissões de poluentes e consumo de combustível. Uma das formas de atingir estes objetivos passa pela utilização de materiais mais leves como as ligas de alumínio. No entanto, estes materiais apresentam uma soldabilidade reduzida, o que leva à procura de novos processos de ligação que visam colmatar este problema. A Soldadura por Fricção Linear (SFL) é uma possível solução para obter juntas de elevada qualidade sem comprometer em demasia as propriedades mecânicas comparativamente ao material base, em juntas de topo-a-topo. No entanto, quando estas são utilizadas na configuração sobreposta, assiste-se a uma redução considerável das suas propriedades. Uma possível solução para ultrapassar este problema e melhorar o desem-penho mecânico destas juntas pode ser conseguida através da combinação de SFL com adesivos estruturais. Neste estudo, três tipos de juntas distintos (SFL, adesivas e híbridas) foram produzidas, tendo como um dos objetivos estudar o seu desempenho mecânico em ensaios de tração e de impacto. Modelos numéricos foram também desenvolvidos de modo a prever o comportamento mecânico de cada junta sob as solicitações estudadas previamente. Em carregamentos quási-estáticos juntas híbridas apresentaram melhorias significativas em comparação com as juntas SFL. Contudo, juntas adesivas continuam a apresentar o melhor desempenho mecânico. Contribuição do adesivo nos ensaios de impacto nas juntas híbridas aumenta significativamente a absorção da energia proveniente do impacto em comparação com as juntas SFL, chegando a alterar o modo de fratura da junta.
Soldadura por Fricção Linear, Ligação híbrida, Juntas sobrepostas, Altas taxas de deformação, Modelação numérica

maio 20, 2020, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Virgínia Isabel Monteiro Nabais Infante

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado

ORIENTADOR

Daniel Filipe Oliveira Braga

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Assistente Convidado