Disciplina Curricular
Introdução à Engenharia Mecânica IEMec
Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica - MEMec 2006
Contextos
Grupo: MEMec 2006 > 1º Ciclo
Período:
Peso
1.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Apoiar os alunos a construírem uma conceção clara do que é a Engenharia Mecânica, as suas áreas de intervenção, importância no desenvolvimento científico e industrial, e o seu impacto socioeconómico. Está integrada no 1º semestre do 1º ano, permitindo deste modo a compreensão: da estrutura do MEMec, do seu funcionamento e do impacto do desenvolvimento científico, tecnológico e industrial. Embora os curricula do IST cumpram a sua missão no que toca à formação de futuros profissionais com competências científicas e técnicas amplamente reconhecidas, verificou-se ser necessário reforçar nos estudantes competências de gestão do tempo, trabalho em equipa e de comunicação (escrita e oral). A importância dessas competências é aliás fortemente valorizada pelo mercado de trabalho, e faz parte das competências essenciais a um engenheiro mecânico.
Programa
A UC está organizada em três tipos de aulas: seminários, aulas tutoriais e aulas de acompanhamento de trabalho. Nas aulas de seminário podem desenvolver-se as seguintes atividades: Apresentação do IST e DEM; Visitas a diversos laboratórios do DEM; Seminários sobre as várias áreas científicas; Seminários sobre o contexto profissional, com convidados da indústria. As aulas tutoriais onde irão ser abordadas as seguintes temáticas: Gestão do tempo e organização do estudo; Trabalho em equipa; Expressão escrita; Expressão oral. Nas aulas de acompanhamento de trabalho com o docente, será feito um acompanhamento aos alunos, nomeadamente na seleção do tema, na pesquisa, elaboração do trabalho, avaliação dos relatórios e feedback aos alunos.
Metodologia de avaliação
A avaliação de Introdução à Engenharia Mecânica é realizada através de um trabalho em grupo (3 alunos) sobre uma temática emergente da Engenharia Mecânica. O tema do trabalho poderá ser escolhido de uma lista de temas, ou em alternativa poderá ser um tema sugerido pelos alunos. Os alunos deverão escolher o tema até ao final da 5ª semana de aulas, e devem comunicar ao docente durante a aula. O trabalho é constituído por uma parte escrita e uma parte oral. A entrega do relatório do trabalho é realizada na 8ª semana de aulas, durante o horário das aulas, e as apresentações orais são realizadas na 11ª semana de aulas, durante o horário das aulas.