Dissertação

Roll-off effect of automotive liquids on membrane surfaces, after driving dynamic tests EVALUATED

Neste trabalho realizou-se um estudo das propriedades de cinco membranas oleofóbicas diferentes, utilizadas para ventilação. O objectivo foi encontrar maneiras de optimizar o seu desempenho em aplicações hidráulicas automóveis. Este trabalho teve lugar nas instalações da empresa W.L.Gore & Associates GmbH em Putzbrunn, Alemanha. Foram testadas as interacções entre as diferentes membranas e os vários líquidos automóveis. Estes líquidos foram inseridos em recipientes com diferentes dimensões de acordo com o tamanho do depósito automóvel em que operam. Utilizaram-se, para cada líquido, várias quantidades a fim de estudar o seu comportamento relativamente à pressão. Cada membrana foi submetida a dois tratamentos. Foi estudado o comportamento das mesmas durante uma condução dinâmica. O trabalho foi dividido em duas pesquisas que foram divididas em três experiências diferentes, de acordo com as pré condições das membranas (membrana nova e duas com tratamento). Cada experiência teve uma duração média de duas semanas. O comportamento da membrana foi analisado diariamente com medições do fluxo de ar, temperatura e pressão. No final de cada ensaio outras análises foram realizadas utilizando a microscopia digital e electrónica de varredura (MEV), teste de pressão de água, e o estudo das características de tensão superficial. Além disso foram desenhados seis protótipos que tiveram como função a protecção da membrana a salpicos de líquidos, durante a mesma condução dinâmica, de modo a manter uma ventilação constante.
Membrana, Condução dinâmica, Oleofóbico, Tensão superficial, ePTFE

setembro 24, 2009, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rogério Anacleto Cordeiro Colaço

Departamento de Engenharia de Materiais (DEMAT)

Professor Associado