Disciplina Curricular

Desenvolvimento de Novos Produtos DNP

Mestrado Bolonha em Engenharia de Materiais - MEMat 2021

Contextos

Grupo: MEMat 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

NA

Objectivos

O objectivo último da disciplina é qualificar engenheiros para liderar processos eficazes e eficientes de desenvolvimento de novos produtos em empresas viradas para o mercado consumidor, e.g. empresas químicas ou agro-alimentares, de embalagens, estruturas, etc. Esta unidade curricular irá facilitar a aprendizagem das diversas etapas do processo de desenvolvimento de um novo produto, nomeadamente a iniciação, design, desenvolvimento e exploração, bem como facilitar a aprendizagem das ferramentas matemáticas e estatísticas que potenciam uma abordagem sistemática e eficaz, incluindo o entendimento do modo como o cérebro humano funciona, aprecia produtos e toma decisões sobre eles.

Programa

• Introdução: definição de design e desenvolvimento de produto e sua importância. • Iniciação: categorias de produtos, identificação das necessidades, técnicas de QFD e HoQ, procedimentos de design de produto. • Design: especificações alvo do produto, criação, seleção e proteção do conceito. • Desenvolvimento: formulação do produto, otimização com validação do produto pelo cliente, fluxograma do processo de produção, especificações finais do produto, estudo económico, equipamento do processo, scale-up. • Exploração: organização do mercado, previsão de fluxos financeiros, técnicas de venda, planeamento de produtos futuros. • Métodos estatísticos para análise de respostas e comportamentos do consumidor. Os conteúdos e ilustração de exemplos na UC serão dinâmicos e adaptados ao background dos alunos inscritos.

Metodologia de avaliação

A disciplina aplica o conceito de aprendizagem por resolução de problemas (problem-based learning) e elaboração de projeto (project-based learning). Grupos de 4 elementos, cada um alocado ao estudo de investigação, produção, marketing e vendas com foco no estudo de desenvolvimento de um produto à sua escolha. Mais especificamente: a) aulas TP com discussão de conceitos ilustrados por problemas aplicados que geram 2 trabalhos qualitativos (30%); b) trabalho em grupo onde se constrói uma HoQ e uma matriz conceitos-critérios para casos de estudo específicos (Trabalho A, 20%); c) projeto multidisciplinar em grupo, com apresentação escrita e apresentação oral relativo ao design e desenvolvimento do produto selecionado (Trabalho B, 50%);

Componente de Competências Transversais

Nesta UC o enfoque é "saber para fazer e fazer para saber", i.e. o aluno terá a oportunidade de utilizar e integrar conhecimentos previamente adquiridos no âmbito de um projeto multidisciplinar e, a sua actuação ao longo de toda a cadeia de desenvolvimento de produto contribuirá para aprender e consolidar os conhecimentos prévios. Todos os trabalhos englobam uma componente de competências transversais, contabilizada em 30% na avaliação, no que se refere a: (a) criatividade, pois trata-se de desenvolver um produto inovador orientado para as necessidades do cliente; (b) trabalho em equipa, assertividade e liderança; (c) autonomia e proactividade na resolução de problemas; (d) gestão da incerteza através da flexibilidade, mitigação de riscos e assumpção de dados e compromissos; (e) avaliação crítica de conteúdos dos media/internet; (f) comunicação escrita, visual e oral, crítica para a apresentação à turma do projeto. Contribui com cerca de 10% para a avaliação final.

Componente Laboratorial

Na elaboração do mini-projeto, dependendo do produto a desenvolver, os alunos poderão ter necessidade de frequentar o laboratório, para realizar pequenas experiências de forma a validar conceitos específicos, úteis para a tomada de decisões relativa ao conceito, formulação e produção.

Componente de Programação e Computação

Os alunos poderão, caso se justifique e dependendo do produto a desenvolver, utilizar softwares como o de Design e Seleção de Materiais (CES), o de esquemas de produção (Microsoft Office Visio), ou, por exemplo o 3D CAD SOLIDWORKS.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º semestre

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 1º Semestre